Assédio

CASO MARCIUS MELHEM: reveladas conversas com outra atriz que o acusa de pedir sexo oral

A defesa do ex-diretor acusado de assédio moral e sexual divulgou uma série de conversas com a atriz

Imagem do autor
Cadastrado por

Agnes Vitoriano

Publicado em 19/06/2022 às 19:19 | Atualizado em 19/06/2022 às 19:20
Notícia
X

As denúncias de assédio sexual e moral contra o ator e diretor Marcius Melhem ganham um novo capítulo. Conversas entre Dani Calabresa e o artista foram divulgadas ao colunista Ricardo Feltrin, do UOL.

Entre essas discussões no WhatsApp, a estratégia de defesa do ator decidiu divulgar o caso de uma atriz, do qual o nome não será revelado, que teve uma relação casual com Melhem. Assim como Calabresa, ela também está no centro das acusações de assédio.

Essas conversas entre Melhem e a atriz se dão entre 2017 e 2020, antes da Polícia Civil ouvi-la. Além disso, ela, assim como Dani, procurou o compliance da Globo e a Deam — Delegacia Especial de Atendimento à Mulher —, no Rio.

A atriz está no grupo de sete mulheres que acusa o ex-diretor de assédio e importunação sexual. Ela seria, inclusive, arregimentadora de outras pessoas para que também denunciassem os crimes. 

Nesse caso, após apurado pelo UOL, seria ela a pessoa quem afirmou que Marcius teria pedido sexo oral, porém não há testemunhas ou mensagens que atestem os autos.

Relação abusiva

De acordo com as acusações, Melhem abusava moralmente dessa atriz que detalha uma "noite terrível" quando tudo começou. O ex-diretor costumava humilhá-la, dizendo que não possuía talento e a bloqueava de trabalhos dos quais era convidada.

Por causa da intimidação, ela conta que cedeu sexualmente a Marcius por medo de seu emprego e todo o assedio moral que já sofria da parte dele.

Isso se estendeu quando, na manhã seguinte a primeira relação, ele criou um grupo no WhatsApp sob o nome de 'sexo', no qual a humilhava e contava sobre o caso para sua assistente e assessora, Daniela Ocampo.

Pressão e denúncias negadas

Ainda no depoimento, a atriz acusou Melhem de ter abusado de outras duas mulheres. Porém, uma disse que o caso não aconteceu e a outra afirmou ter tido uma relação consensual. Essa pessoa contou depois que se sentiu pressionada pela atriz que, logo de primeira, a tratou como vítima.

"Desde o momento em que me telefonou já me tratou como vítima. Quando eu disse que não me sentia vítima, ela debochou, dizendo que cedo ou tarde eu ia 'me tocar'. Ela dava a entender que eu também seria cancelada", afirmou, em anonimato.

Além disso, uma redatora contou que se sentiu pressionada e chegou a fazer uma denúncia ao DAA — Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico — da globo. Já a outra, ligou à atriz e disse que, caso continuasse a utilizar seu nome para o assunto, a questão iria 'engrossar' para o seu lado.

Conversas são reveladas

A defesa de Melhem divulgou as mensagens, que acontecem entre 2017 e 2018, sendo categorizadas como amigáveis neste período. Em julho de 2018, os dois começaram a se relacionar seriamente. 

Atriz: Se eu mexesse em alguma parte da sua anatomia enquanto vc dorme vc me denunciaria pra polícia? Melhem: Hahahahahahahahaha hmmmm Não

Atriz: É uma pergunta inteiramente hipotética, claro!

Melhem: Hahhaha.. claro

Em agosto de 2019, a relação começou a estremecer quando amigos relataram que a situação mudou porque a atriz suspeitou que o relacionamento acabaria e soube que Melhem viajava com a ex-mulher e as filhas.

Em uma troca de mensagens em 17 de agosto, às 16h14, ela se queixa:

Atriz: Vc pode falar o tempo todo que a gente se come, mas não pode (me) beijar na frente das pessoas?

Melhem: Eu sei. Mas me sinto pressionado, sabe. (se) A gente se encontrar e ficar para sempre, é namoro para mim.

Atriz: Entendo

Melhem: Queria que tudo fosse mais leve. Mas eu mesmo peso. Vai começar a peça

Atriz: Pra mim é difícil a coisa de te ver pegando outras pessoas. Por isso que acho ok a gente se pegar sempre quando tá junto (...) Mas eu te entendo. Deixa pra lá, pitusco.

Melhem: Não, vamos falar melhor.

Atriz: vou te amar sempre. Boa peça.

Ela chegou a defendê-lo das acusações

Quando as denúncias de assédio vieram à tona na imprensa, a atriz defendeu Melhem. Isso é o que mostra as conversas dos dois. Ela demonstrou preocupação no dia 3 de fevereiro de 2020, às 19h59:

Atriz: Você tá passando mal mesmo? Que que vc tem? Tô preocupada. Nunca vi vc faltar em gravação

Melhem: Tô no limite. Hoje soube que a Dani está conseguindo juntar gente pra falar e que tem gente nada a ver com o caso que está ajudando a dar força pra quem quiser falar de mim. Vão querer que eu vire o Zé Mayer

Atriz: Caralho. Juntar quem? Como pode? Vocè é inocente, amor. Você tem certeza disso? Isso não tem pé nem cabeça, amor.

Melhem: Da Dani, sou. Mas já dei em cima, né: Já fui invasivo, como vc diz Atriz: Acho que estão fazendo terrorismo com você (...) Fica calmo. Vem estar com seu povo.

Melhem: não consigo.

Atriz: Ah meu amor. Não sei o que te dizer. Amor eu tenho certeza que não vai acontecer nada. Tem três gatos pingados contra e muita gente ao seu lado.

Melhem: Não sei se são 3. Não sei se as pessoas vão recuar. Estar ao meu lado poder ser ruim pras pessoas. Talvez eu tenha que queimar. Se vazar, estar ao meu lado diante da opinião pública vai ser coisa de herói. Principalmente as mulheres

Melhem: Se aparecer alguém que eu dei em cima, ou eu entender que magoei e que nem notei, eu super quero pedir desculpas, assumir. Não a Dani, porque o dela é armação. Mas seria justamente das mulheres que eu precisaria de apoio. E não sei quem toparia. Não posso pedir isso a ninguém.

Atriz: Meu amor, meu apoio vc sabe que vc tem. E eu tô cagando pra opinião pública. Mas insisto, não vai chegar a isso. Tenho certeza que é uma marola. Eu acho que é mentira. Algum tipo de terrorismo.

Melhem: Os apoios vão sumindo. Eu sei que construí uma rede de afeto. De amor. Não de putaria. Atriz: Não vai acontecer nada. Eu te prometo

Melhem: não tem como vc prometer. Atriz: Agora to agoniada pq to sentindo vc agoniado.

Melhem: Eu demiti e desagradei muita gente. Eu flertei no passado. Se pegar tudo e juntar, não sei mais. Amanhã cedo vou na psiquiatra. Não tô mais aguentando. te amo muito.

No dia seguinte, ela foi a casa dele e, pouco mais de uma semana depois, 12 de fevereiro, começou a se afastar do ex-diretor. Isso aconteceu por supostamente problemas de saúde.

"Desculpa, mas com sobrinha e coluna e tudo que tá acontecendo na minha vida vc não é minha prioridade. Por favor pare de me cobrar. To em casa, se quiser me liga", disse, por mensagem.

De acordo com o UOL, nessa época a atriz já teria feito a denúncia de assédio ao compliance da Globo.

Outro lado

Procurado pelo UOL, a defesa das mulheres, o advogado Antônio Carlos Almeida de Castro, revelou que não poderá se manifestar sobre o caso "porque o processo segue em segredo de Justiça". Porém, divulgou uma nota de esclarecimento logo depois. Confira abaixo:

Marcius Melhem foi denunciado por assédio sexual e moral, perante a Ouvidoria Nacional da Mulher do Ministério Público, por 8 mulheres que eram suas subordinadas.

Por iniciativa do próprio Ministério Público as denúncias geraram uma investigação criminal e uma ação civil pública. As denúncias são respaldadas por depoimentos e provas sólidas. O sigilo dos autos protege provas que envolvem, inclusive, a intimidade de terceiros.

Atacar as vítimas e tentar desqualificá-las é, infelizmente, uma estratégia comum de acusados de assédio, para silenciá-las e desencorajar novas denúncias. Uma repetição da violência, agora como ataque à reputação de quem fez as denúncias.

Nada justifica o assédio.

Almeida Castro, Castro & Turbay Advogados Associados

Battaglia & Vidilli Sociedade de Advogados

Davi Tangerino Advogados

Dias Rizzo Sociedade Individual de Advocacia

Zylbersztajn & Cotta Advogados

 

Tags

Autor