Em 2008, o público que acompanhava 'A Favorita', novela escrita por João Emmanuel Carneiro, entoou "Que beijinho doce que ele tem. Depois que beijei ele, nunca mais amei ninguém” a plenos pulmões.
A música marcou a relação de Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia). Na verdade, a novela foi inventiva desde o início. Isso porque o autor decidiu por não revelar de início quem tinha matado Marcelo, se Flora ou Donatela.
As duas se acusavam do assassinato, mas Flora cumpriu pena de 18 anos após o crime. Mesmo com a inovação, a novela não foi um sucesso instantâneo.
.
Porém, com o grande segredo da novela sendo desvendado, o público abraçou a história e ela agora está sendo reprisada na TV Globo, na tradicional faixa 'Vale a Pena Ver de Novo'. Abaixo, relembre trama da novela que conquistou o país.
Quem matou Marcelo, pai de Lara?
Mesmo que o início mostre o contrário, Flora é realmente a grande vilã da novela. Comendo pelas beiradas, ela consegue 'provar' que a rival matou Marcelo (Flávio Tolezani). Tudo acontece a base de armações e chantagens.
Flora (Patrícia Pillar) assume para Donatela (Claudia Raia) que matou Marcelo (Flavio Tolezani) em tom sádico, contrastando com o ar angelical que a personagem demonstrou desde o começo da trama, apesar de ter passado 18 anos na prisão.
VÍDEO: Relembre cena do assassinato de Marcelo em 'A Favorita'
Até esse momento da novela, Flora e Donatela possuem versões diferentes sobre a morte de Marcelo, deixando cada vez mais dúvidas no público sobre quem diz a verdade.
Garantindo que foi injustiçada, Flora ganhou a torcida de boa parte das pessoas e por isso a sequência é tão surpreendente. João Emanuel Carneiro conta que o objetivo de despertar dúvida sobre quem é a vilã e a mocinha foi criar uma novela instigante e ousada.
"A mocinha pobre e vitimada, que quase sempre é heroína nas novelas, aqui é uma assassina, e a mulher rica e fútil é a vítima. Acreditava que o público estava preparado para lidar com personagens cindidos e multifacetados. Quebrando estereótipos da teledramaturgia a novela fez e novamente está fazendo sucesso", revelou o autor em entrevista.
Quem é a verdadeira vilã: Flora ou Donatela?
Após conquistar a confiança de Lara e Irene (Glória Menezes), ela também consegue dois grandes aliados: Dodi (Murilo Benício) e Silveirinha (Ary Fontoura).
Com a ajuda dos comparsas, usa dois importantes trunfos contra Donatela. O primeiro é a mudança do depoimento de Salvatore (Walmor Chagas).
O médico que atendeu Marcelo após o tiro ressurge e acaba chantageado por Flora. Ela descobre que o veterano é gay e esconde sua orientação sexual, o que é usado pela vilã. Assim, ela convence Salvatore a dizer que, antes de morrer, Marcelo contou que Donatela foi a assassina.
O depoimento de Salvatore muda tudo. Ele diz que foi comprado por Donatela para dizer que Flora matou Marcelo. Para piorar, Flora mata o médico na frente da rival e coloca a culpa nela.
Tudo piora quando Cilene (Elizângela) também é chantageada pela vilã. Com a ajuda de Dodi, a loira descobre que a manicure guarda um segredo. Na realidade, ela esconde que Halley (Cauã Reymond) é o verdadeiro filho de Donatela. O garoto foi roubado por Silveirinha. Para não ter seu segredo à tona, Cilene muda o depoimento.
Ela diz que quem atirou em Marcelo foi Donatela e não Flora. Com tantas provas contra, Donatela é presa e come o pão que o diabo amassou na cadeia. Já Flora conquista Gonçalo e toda a família. Ela ganha um cargo na empresa, enriquece e vira outra pessoa.
Qual o verdadeiro segredo de Cilene em 'A Favorita'?
Na novela, Cilene acabará encurralada e trairá a confiança de Donatela para guardar um grande segredo. Sem saber, a cafetina foi cúmplice de um crime cometido por Silveirinha (Ary Fontoura) no passado e vai pagar caro pelo podre do ex-marido.
Em 'A Favorita', a manicure foi pressionada por Flora e pelo ex-mordomo e ficou apavorada ao descobrir uma armação do vilão. Depois, ela recebeu uma visita da namorada de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e precisou esconder a angústia, já que estava prestes a acabar com a vida de Donatela.
Na sequência, Cilene vai até a delegacia e altera o depoimento sobre quem matou Marcelo (Flavio Tolezani) há 18 anos. Ao mudar a sua versão dos fatos, a principal testemunha do assassinato do herdeiro da família Fontini inocentou Flora e colocou a culpa na melhor amiga.
Porém, só depois é que o segredo de Cilene vai vir à tona: Halley (Cauã Reymond) é o filho perdido de Donatela. Para se vingar da madame por ela ter colocado um ponto-final na dupla sertaneja Faísca & Espoleta, Silveirinha decidiu sequestrar o recém-nascido.
O vilão pretendia pedir resgate pelo menino, mas desistiu do plano ao perceber o carinho da mulher com o bebê. Ela, porém, nunca soube qual era a verdadeira origem do filho adotivo até ser chantageada pelo ex-marido.
Só nos capítulos posteriores de 'A Favorita', Donatela irá descobrir o verdadeiro destino de seu filho e o segredo encoberto por Cilene.
Quando Lara descobre a verdade sobre Flora?
Lara (Mariana Ximenes) vai se rebelar contra Flora (Patricia Pillar) em A Favorita. A menina descobriu que a vilã é sua mãe e a flagrará falando mal dela e de sua família.
Assim, a filha vai despejar sua raiva e acusar a mãe de ter matado Marcelo (Flavio Tolezani). Nos próximos capítulos, Flora tentará dizer que foi presa por engano e é inocente.
A criminosa ainda diz que Donatela é a verdadeira assassinada do marido e a colocou na cadeia por medo que o milionário se separasse dela. Com o turbilhão de informações, Lara fica confusa, mas não acredita de todo no que a mãe biológica diz.
.
Depois, Lara flagra a mãe falando mal dela no telefone e ela descobre toda a verdade. "Não me chama de filha seu monstro! Eu já sei de tudo Flora! Eu já sei que foi você quem planejou meu sequestro, que matou o meu pai! Eu já sei de tudo! Eu sei quem você é e eu vou acabar com você sua desgraçada, sua assassina!", disparará a Lara.
Mas se engana quem pensa que tudo acaba por aí. A vilã ainda dará um jeito de afastar a filha de Irene (Glória Menezes). Assim, concluirá seu golpe no grupo Fontini.
Mais tarde, Lara consegue contar tudo o que descobriu para a avó. A idosa não acreditará na neta, mas irá até o apartamento de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), onde dará de cara com Donatela. Ela só acreditará que Flora é uma assassina quando escutar uma confissão dela a Silveirinha (Ary Fontoura).
Lara fica com Halley ou Cristiano em 'A Favorita'?
Na novela, Lara se decepciona com o namorado ao saber que ele havia pedido dinheiro emprestado para ajudar a família de Maria do Céu (Deborah Secco). Porém, a quantia é usada para comprar um vestido e ainda mentiu para Lara, dizendo que ganhou a peça de Cristiano.
Após dar um tempo no relacionamento com o funcionário da fábrica, Lara se aproxima de Halley. O filho de Cilene (Elizangela) foi contratado por Gonçalo (Mauro Mendonça) para trabalhar como segurança da garota, sem revelar o segredo.
A nova amizade de Lara deixará Cassiano com ciúme. O neto de Copola (Tarcísio Meira) até conseguirá se reconciliar com a mocinha, mas o namoro dos dois continuará marcado por desentendimentos.
Depois de desvendarem todos os segredos da família e colocarem um fim na dúvida do suposto parentesco, Lara e Halley ficam juntos no final da novela.
Já Cassiano engata um romance com Alícia (Taís Araujo). E Maria do Céu se casa com Orlandinho (Iran Malfitano), que assume o filho dela com Halley.