Nos últimos dias, a cantora Anitta teve que gerir muitas crises, entre elas, um vídeo falso que circulou nas redes sociais em que a mesma aparece fazendo sexo oral em um homem.
Anitta foi vítima de Deepfake, uma técnica que insere o rosto de uma outra pessoa em um vídeo já pronto. No método, que utiliza Inteligência Artificial, é possível simular que celebridades, famosos, políticos ou até mesmo pessoas anônimas pareçam fazer ou falar algo que na verdade não fizeram.
A manipulação dá a possibilidade de trocar de rosto, mudar expressões faciais e até mesmo criar áudios falsos.
A assessoria da cantora se pronunciou sobre o caso e negou que seja Anitta no vídeo.
"Não se trata de Anitta, mas sim uma ação criminosa que utiliza de recursos digitais para enganar o público, fazendo uma inserção do rosto de uma pessoa em outra", afirma o comunicado. "Neste caso, muito mal feito, por sinal", conclui.
DEEPFAKE em Travessia, nova novela da Globo
O ponto de partida da nova novela da TV Globo, 'Travessia', trama que substituirá Pantanal no horário das 21h, será o 'deepfake'.
A trama de Gloria Perez, abordará a manipulação digital. Na história, um grupo de jovens em Portugal fará a montagem de imagens de brincadeira, sem refletir nas consequências do ato, e o crime tornará a vida da mocinha, Brisa (Lucy Alves), moradora do interior do Maranhão, um inferno.