Nordeste

MAR DO SERTÃO: conheça o VALE DO CATIMBAU, cenário da nova novela das seis da Globo

Diretamente de Pernambuco, a novela mostrará o sertão nordestino

Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 22/08/2022 às 14:41
Cenas de Zé Paulino (Sérgio Guizé) e Candoca (Isadora Cruz) foram gravadas no Vale do Catimbau - RONALD SANTOS CRUZ/TV GLOBO

Com o final da novela 'Além da Ilusão', outro folhetim entra para a programação da TV Globo: 'Mar do Sertão'.

Como o nome diz, a trama mostrará o sertão nordestino, mais especificamente no Vale do Catimbau, em Buíque, Sertão de Pernambuco.

Conheça o Vale do Catimbau

Apesar de conhecido como Vale do Catimbau, o seu nome verdadeiro é Parque Nacional do Catimbau. O local com lindas vistas foi criado no dia 22 de agosto de 2002.

Apesar de ser considerado como um parque de Buíque, ele também abrange Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga.

Sendo o segundo parque em Pernambuco, o vale possui sítios arqueológicos, grutas, cemitérios pré-históricos e pinturas rupestres com mais de seis mil anos.

O amanhecer no Vale do Catimbau é uma das experiências mais fantásticas do sertão pernambucano. - Vem de Andada / Divulgação
O Vale do Catimbau é a joia do turismo de Buíque que atrai muitos turistas o ano inteiro - Diego Nigro / JC Imagem
EM PERNAMBUCO O Vale do Catimbau (foto), em Buíque, é uma das principais rotas do ecoturismo do Estado; outras localidades seriam, por exemplo, as cachoeiras de Bonito - Teresa Maia/Mirabilia Photo
Vale do Catimbau (Foto: Rodrigo Asfora) - Vale do Catimbau (Foto: Rodrigo Asfora)
vale do catimbau -

Como chegar no Vale do Catimbau?

Buíque, município onde está a entrada do parque, fica a 300 km do Recife. Considerado um dos maiores parques arqueológicos do Brasil, você pode encontrar muitas atividades.

As trilhas e áreas de preservação permitem passar por duas mil cavernas. O local pode ser frequentado através de excursão ou por conta própria, segundo a BR-232.

O que fazer no Vale do Catimbau?

Como dito anteriormente, existem diversas possibilidades de se aventurar no local. Portanto, conheça três delas a seguir:

1. Trilha da Pedra da Igrejinha

A famosa trilha da Pedra da Igrejinha é indispensável para quem irá passear no Vale do Catimbau. Apesar de ser uma caminhada, ela é considerada leve e dura 15 minutos.

Para a surpresa dos aventureiros, no final do passeio uma imagem espetacular é avistada. Se trata de uma formação rochosa com um buraco no meio.

Essa imagem dá a impressão de estar chegando a uma igreja, o que deixa os visitantes de boquiabertos. O local costuma ser bastante visitado, sobretudo no final do dia.

2. Cachoeira do Pinga

Não é a única cachoeira do local, mas é conhecida como 'Oásis do Sertão' e é uma das mais altas do Nordeste, possuindo 80 metros.

3. Camping Paraíso Selvagem

Para quem gosta de um bom acampamento, o Paraíso Selvagem é uma das opções no Vale do Catimbau. Localizado bem no meio do parque, o camping possui banheiros, instalações limpas e ainda guias turísticos por um preço razoável.

VÍDEO: Veja imagens da Trilha das Umburanas

Com informações do site Viajali*

Tags

Autor