O corpo da Rainha Elizabeth II, que faleceu na sexta-feira (08), será sepultado em Windsor, depois de cinco dias de velório aberto ao público.
A monarca será enterrada ao lado do marido Philip, falecido em 2021, numa cerimônia restrita aos familiares, conduzida pelo agora rei Charles III, filho mais velho do casal real.
A PROCISSÃO APÓS 5 DIAS DE VELÓRIO
O corpo de Elizabeth saiu do salão de Westminster, em Londres, na carruagem da marinha real, acompanhada por 142 marinheiros.
Teve ainda procissão, guiada pelo Rei Charles III e os outros filhos da Rainha, os príncipes Andrew e Edward e a princesa Anne.
O caixão chegou na abadia de Westminster as 11h. Este mesmo local foi onde a Rainha (na época princesa) se casou com Philip, há 75 anos , e também serviu de palco para sua coroação, em 1953. Além da família real, também estavam presentes na cerimonia, chefes de estado e monarcas.
A cerimonia terminou às 12h e se encerrou com dois minutos de silencio em homenagem a monarca mais longeva do Reino Unido.
FUNERAL RESTRITO À FAMÍLIA
Restrito a apenas 800 pessoas, o segundo funeral da Rainha será na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. Elizabeth será enterrada ao lado do seu marido, Príncipe Philip, da sua irmã, Princesa Margaret e de seus pais.
A Coroa Imperial do Estado, o cetro e o orbe serão retirados do caixão pelo joalheiro real e uma missa será realizada as 19h30. A monarca reinou por 70 anos, sendo segunda monarca com mais tempo de reinado, atrás apenas de Luis XIV da França, o Rei Sol.