Um vídeo envolvendo Jair Bolsonaro (PL) em uma loja da Maçonaria viralizou na web nesta semana - dias após o primeiro turno das Eleições de 2022. Nas imagens, o atual presidente surge discursando no local.
A gravação vem causando reações diversas na internet, já que Bolsonaro se diz um candidato cristão e a favor da família. É importante lembrar, inclusive, que o vídeo é de 2017, antes dele assumir a presidência.
Usuários da web apontam uma contradição entre o posicionamento cristão de Bolsonaro e o envolvimento com a maçonaria - proibido pelo código da Igreja Católica.
- ELEIÇÕES 2022 PRESIDENTE: Quando vai ser o PRÓXIMO DEBATE PRESIDENCIAL? Veja dia, hora e canal que vai passar
- CARLINHOS MAIA revela mensagens de ódio após declarar voto nas Eleições 2022: 'rejeitado de barriga'; veja imagem
- SIKÊRA JR perde ação na Justiça contra Neto e aina leva bronca de juiz; saiba o que aconteceu
O QUE É MAÇONARIA?
Com um tom de mistério envolvendo sua prática, a maçonaria é uma organização que surgiu ainda na Idade Média a partir de pedreiros.
A fraternidade tem como lema a ciência, justiça e trabalho, afim de investigar a verdade promovendo uma transformação filosófica, educativa e social.
Apesar de muito tabu envolvendo o tema, a maçonaria não é uma sociedade secreta, mas sim discreta. No Brasil, a comunidade maçônica possui cerca de 214 mil membros, de acordo com a loja Grande Oriente de São Paulo.
Segundo Rubens Valente em sua coluna, parte da maçonaria foi responsável por apoiar a campanha de Jair Bolsonaro em 2018. Além disso, maçons conhecidos como Luiz Henrique Mandetta e Hamilton Mourão integraram o governo Bolsonaro.