A Copa do Mundo teve início da tarde desse domingo (20) com o jogo entre Catar x Equador. Mas os brasileiros estão ansiosos para assistir as partidas do Brasil.
A expectativa da torcida em ver a Seleção ganhando o hexacampeonato só está crescendo. Este ano, os jogos do Brasil vão acontecer em horário comercial.
Isso deixou o alerta ligado para os trabalhadores que desejam assistir todas as partidas. A maioria sabe que as empresas podem alterar os horários e estão sonhando em faltar um dia de trabalho.
PODE FALTAR NO TRABALHO PARA ASSISTIR O JOGO DO BRASIL?
Apesar da tentação de faltar um dia no trabalho para assistir os jogos do Brasil, a decisão pode ser arriscada e terminar em demissão.
O UOL Economia conversou com um advogado que apontou que os dias dos jogos não são considerados feriados nem garantia de licença, ou seja, são dias comuns.
A falta no trabalho deve ser descontada no contra-cheque, seja o dia inteiro ou apenas no horário das partidas. Além disso, o funcionário pode sofrer advertência ou até ser demitido por justa causa.
O que geralmente as empresas fazem é colocar um telão, ou televisão, para que todos consigam assistir os jogos em conjunto. Mas eles não são obrigados a fazer isso.
Os únicos que podem ter o dia do trabalho alterado são os funcionários públicos. O Ministério da Economia publicou uma portaria para orientar os órgãos.
Nela, estabelece orientações facultativas, sem obrigatoriedade para "órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional".