Nesta quinta-feira (01) o jogo entre Alemanha x Croácia vai presenciar um momento histórico: o primeiro trio feminino de arbitragem vai apitar na Copa do Mundo 2022, no Catar.
Após 92 anos e 21 edições, as mulheres vão comandar o primeiro jogo masculino em Copa do Mundo. Seis árbitras foram convocadas para Catar, em comparativo com a Copa na Rússia, que nenhuma foi chamada.
Stéphanie Frappart (França), Neuza Back (Brasil), Karen Diaz Medina (México), Yoshimi Yamashita (Japão), Salima Mukansanga (Ruanda) e Kathryn Nesbitt (Estados Unidos) foram convocadas pela FIFA.
- QUEM É STÉPHANIE FRAPPART? Conheça a primeira mulher a apitar um jogo masculino NA COPA DO MUNDO
- JOGOS DA COPA HOJE: quem vai jogar hoje (01) na COPA DO MUNDO 2022? Saiba mais sobre horário e transmissão
- QUANDO COMEÇA AS OITAVAS DE FINAL DA COPA DO MUNDO? Confira quais Seleções estão classificadas para o mata-mata
QUEM É NEUZA BACK, A ÁRBITRA BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO?
Neuza Back é nascida na cidade de Saudades, em Santa Catarina, e tem 38 anos. Ela será a primeira brasileira a compor um trio de arbitragem feminina na Copa do Mundo.
Ela é formada em educação física, concluiu o curso de arbitragem em 2008. Desde então, apitou jogos do Campeonato Catarinense e do Brasileirão Série A.
A influência para querer ser árbitra veio do irmão, André Back, que também exerce a profissão.
Em 2014 se tornou árbitra FIFA e teve outras experiências importantes, como o Mundial de Clubes, em 2020, e as Olimpíadas, em 2016.
Em entrevista no Encontro com Patrícia Poeta, ela disse que sempre sonhou em apitar um jogo de Copa do Mundo.
"Todo árbitro quando entra no curso de arbitragem, o sonho é a Copa do Mundo. Para mim não era diferente. Sendo mulher, seria um pouco mais difícil. Passou pela cabeça todas as escolhas, todas as sensações".
Na partida entre Alemanha e Croácia, ela será auxiliar de Stéphanie Frappart, que vai comandar o jogo dentro de campo.