Neste ano, o Natal para Sempre, espetáculo musical realizado pela TV Jornal/SBT chega ao Cais da Alfândega, no Recife Antigo, com apresentações nos dias 21 e 22 de dezembro, sempre às 19h30. A entrada é gratuita e o evento, que tem apoio da Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife e patrocínio da Palmeiron, é pensado para toda a família.
O Natal para Sempre traz elementos surpresas e muita emoção, além de mensagens cheias de significados que encantam todos os anos: amor, esperança e fraternidade. Essa será a primeira vez do espetáculo no Bairro do Recife. Em anos anteriores, as edições foram realizadas no Parque Santana, em Casa Forte, no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, além de uma gravação especial no Teatro do Parque, em 2020, por conta da pandemia.
Para a diretora-geral, e também atriz do espetáculo, Andréa Carvalho, esta edição no centro do Recife irá reunir diferentes bairros da cidade. “Nossas edições nos parques reuniram a cada ano muitos moradores da redondeza e agora, no Recife Antigo, um lugar que agrega o recifense como um todo, estamos muito felizes por apresentar nosso musical de forma mais central. Já era um sonho fazer o Natal para Sempre no bairro do Recife Antigo e eu acho que a gente trilhou o caminho certo, inicialmente pelas comunidades e este anos vamos coroar no centro da cidade, com uma maior visibilidade e acessibilidade para as pessoas poderem ir, independente do bairro”, comemora Andréa.
O espetáculo, de autoria e direção de Gabriel Gracindo, é um conto de fadas natalino que mistura música, dança e magia em uma história encantadora. “A ideia veio de Andrea Carvalho, ela criou a história de uma menina que realizava seus sonhos e trazia a magia do Natal para todos os dias, para sempre. Eu peguei essa ideia, transformei em texto e depois construí o espetáculo. É um projeto que nasceu da vontade de homenagear essa data tão importante, de trazer alegria e leveza para a plateia e contribuir para um final de ano mais feliz e lúdico”, detalha Gabriel.
O enredo apresenta a história de uma menina, protagonizada pela atriz convidada Rayana Carvalho, que encontra um livro mágico e, ao folheá-lo, dá vida a seres fantásticos como Pinóquio, Peter Pan, João do Pé de Feijão, dentre outros. Os personagens reforçam o valor do Natal e lembram a importância dos sentimentos que a festa evoca, como o amor ao próximo e a solidariedade.
Pâmela Alves, secretária de Turismo e Lazer do Recife, acredita que a encenação do Natal para Sempre é muito simbólica. "Natal é renascimento. Então, esse espetáculo traz, não só para os cristãos, mas para todos, um desejo de fechamento e início de ciclos. E o projeto Natal para Sempre é um espetáculo ao ar livre com música, dança, magia e momentos lúdicos, que gera uma sensação de encantamento nas famílias. Com certeza será um momento especial, de que todos podem aproveitar", celebra.
Brilho e luminosidade
O figurino e a maquiagem não são deixados de lado quando o assunto é novidade: este ano, por exemplo, a caixa da bailarina, um dos elementos centrais da personagem, está mais brilhante do que nunca.
“Fizemos uma caixa em strass, com luz de led na parte interior. E também resolvemos aplicar o led em alguns figurinos, em função do novo local da encenação. As roupas vão ficar mais acesas, porque o Cais da Alfândega é bem aberto, mais iluminado, então dessa maneira conseguimos valorizar o figurino. Também incluímos alguns elementos com efeitos de neon, para dar um visual futurista”, conta Flávio Hyeli, coordenador de figurino e maquiagem do Natal para Sempre.
Ao todo, são 21 bailarinos e 7 atores em cena e, de acordo com Hyeli, esses aspectos são ainda mais importantes diante da sobriedade do cenário. “Como há poucos elementos de cenografia, o visual dos personagens se torna essencial. Figurino e maquiagem fazem grande parte do espetáculo acontecer”, completa.
Transporte e acesso
Para chegar ao local da apresentação, a circulação de ônibus se dará normalmente, sem qualquer mudança de itinerário. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai fiscalizar todo o fluxo, com bloqueio apenas da via do Cais da Alfândega. O local da montagem tem acesso livre. O público pode levar seu próprio lanche, água, sombrinhas e outros acessórios, caso seja necessário.