A Argentina se consagrou como campeã da Copa do Mundo 2022 após vencer a França nos pênaltis. Messi foi o grande protagonista da Seleção e também do Mundial.
Ele conseguiu comandar com muito êxito os mais jovens e experientes até a grande final. O início foi avassalador dos hermanos, que cederam ao empate.
Nos pênaltis, brilhou a estrela Emiliano Martinez que conseguiu fazer uma defesa. Este foi o terceiro título da Argentina (1978, 1986 e 2022).
MESSI É AUTISTA?
Uma das notícias falsas que mais seguem sendo compartilhadas nas redes sociais é sobre um suposto diagnóstico de autismo de Messi.
A fake news teve mais força em 2013 e especula-se que foi criada por um grupo de torcedores brasileiros. E tudo isso foi reforçado quando Christophe Dugarry, atacante da França no título de 1998, também confirmou.
O escritor brasileiro, Roberto Amado, disse que Messi foi diagnosticado com nível 1. Segundo o psiquiatra Estevão Vadasz, matemática e outros campos da área exata são autoridades dos autistas de primeiro nível.
"Outro fator que vai contra a ideia de que Messi é portador do autismo é a coordenação motora. Na maior parte dos casos, os portadores têm baixa motricidade e não se dão bem em atividades em equipe", explica.
As pessoas que criaram a notícia apontaram que ele possui autismo por questões que não estão relacionadas diretamente com o transtorno.
A exemplo disso, a timidez excessiva com a imprensa e o fato de driblar da mesma forma repetidas vezes.
A família do jogador já negou várias vezes que ele foi diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O médico da infância de Messi, Diego Schwartzstein também negou.
"Leo nunca foi diagnosticado outra forma de autismo. Isso é realmente uma bobagem", disse em entrevista ao UOL.
COPA DO MUNDO 2022: Quem foi o craque da copa?
CONFIRA O MOMENTO QUE MESSI ERGUE A TAÇA DA COPA DO MUNDO 2022
*Com informações do UOL Esporte