Quem vê Roberto Carlos cantando em pé aos 81 anos de idade no show especial de Natal que faz hoje na Globo não consegue imaginar uma tragédia que o cantor viveu na infância. Atropelado por um trem, Roberto Carlos teve parte da perna direita amputada.
Tudo aconteceu no São João 1947. Roberto Carlos tinha 6 anos de idade e vivia na cidade onde nasceu, Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, quando foi a celebração junina acompanhado por uma amiga chamada Eunice Solino, apelidada de Fifinha.
Por volta das 9h30, as duas crianças brincavam perto da linha do trem, quando uma professora percebeu a aproximação do veículo e gritou tentando alertar o menino e a menina.
Ao perceber o alerta da professora, o pequeno Roberto Carlos, na época chamado carinhosamente de Zunga, acabou tropeçando, caindo e sendo atingido pela locomotiva a vapor carregada de minério de ferro.
"Me lembro da professora na frente do trem, gritando para o maquinista parar. Mais um pouco e ela também podia ter sido atropelada, porque se desesperou, coitada. Guardo até hoje essa imagem comigo", contou a amiga de Roberto Carlos, Eunice Solino, em entrevista a Paulo César de Araújo para o livro "Roberto Carlos Outra Vez".
SOCORRO A ROBERTO CARLOS
A máquina pesada parou em cima da perna do pequeno Roberto Carlos. Uma multidão se aproximou. Alguns homens levantaram o trem com um macaco, enquanto outras pessoas retiraram a vítima que estava embaixo da locomotiva.
Antes que uma ambulância chegasse ao local do acidente, um jovem chamado Renato Spíndola e Castro envolveu a perna ferida em seu paletó de linho e levou o menino ao hospital em seu carro.
Quem atendeu Roberto no hospital foi o médico Romildo Gonçalves, que lembrou que o menino ferido parecia não ter noção da gravidade do acidente. Segundo o profissional, Roberto não sentia dor porque os nervos que davam sensibilidade à região foram destruídos pelo atropelamento do trem.
O médico lembra, inclusive, um pedido inusitado da criança ingênua: "Doutor, cuidado para não sujar muito o meu sapato porque é novo".
Ao invés de amputar a perna na altura do joelho como era um procedimento padrão, o médico ousou e optou por fazer a amputação um pouco abaixo, o que preservou a articulação da região.
Perna mecânica de Roberto Carlos
Roberto Carlos ficou usando muletas até os 14 anos, quando foi atendido por um médico alemão que lhe fez uma perna mecânica. O jornalista Nelson Motta ouviu o relato de Roberto sobre quando recebeu a prótese:
"Ele saiu correndo, caindo, tropeçando, entrou pela areia, foi correndo pela praia. No dia seguinte, foi a um baile, dançou a noite inteira", contou Nelson.
HORA DO SHOW DE ROBERTO CARLOS NA GLOBO
De acordo com a Globo, o especial de Roberto Carlos na Globo hoje começará às 22h25, logo após a novela "Travessia". Ainda segundo a emissora, o show de Roberto Carlos acaba às 23h50, quando começará o Jornal da Globo, apresentado por Renata Lo Prete.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS DO SHOW ESPECIAL DE ROBERTO CARLOS NA TV GLOBO
Neste ano, o show de Roberto Carlos na Globo terá participação especial de Raça Negra, Maiara e Maraísa, além de Lucy Alves.