Terremoto sempre traz destruição. Imagina numa região já massacrada por guerras. E o que acontece quando o terremoto tem magnitude de 7,8? CAOS. Pois atingiu a região central da Turquia, matando mais de mil pessoas e também fez 600 vítimas na Síria.
O tremor foi o mais forte na Turquia desde 1939 e pode ser sentido no Chipre, Líbano, Israel e Iraque.
Mais de 2.800 prédios desabaram na Turquia. O gás foi cortado em toda a área. Os três aeroportos Hatay, Maras e Gaziantep foram fechados por conta do cenário de destruição.
Essas regiões são consideradas belicosas e estão nas mãos dos rebeldes.
TURQUIA TEM OUTRO FORTE TREMOR
E o que era triste, tornou-se muito pior. Um segundo terremoto de magnitude 7,6 atingiu a região de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, nesta segunda-feira (6), informou a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres do país.
O tremor secundário está localizado a quase 100 quilômetros do original, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Castelo foi danificado
Tanto a Turquia quanto a Síria tem história e cultura muito fortes. Um dos principais destinos de contemplação, o castelo de Gaziantep, construída no século II, foi danificado pelo terremoto que atingiu a Turquia e a Síria.
A cidade em que o castelo foi construída foi o epicentro desse tremor devastador.
Veja algumas imagens