Com informações do Viver Bem, do UOL
Durante o fim de semana pré-Carnaval, a notícia de que uma pomada para cabelo estava queimando a córnea das pessoas, ao contato com os olhos, chocou quem gosta de penteados.
No Recife, cerca de 243 mulheres precisaram ser socorridas por problemas oftalmológicos. Mas apesar da urgência, o assunto a se tratar é bem antigo.
Os sintomas são os mesmos: vermelhidão e dor nos olhos, inchaço, fotofobia e até cegueira temporária. A maioria apresentou ter uma lesão na córnea e todas tinham utilizado um produto para o cabelo.
No começo de janeiro, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já tinha alertado sobre o perigo de usar sete marcas de produtos. Elas tiveram as licenças canceladas, tanto para fabricar quanto para comercializar.
Segundo especialistas ouvidos pelo Viver Bem, do UOL, outros produtos também podem estar causando o problema de saúde. No geral, são pomadas para modelar o cabelo e muito utilizada para fazer tranças.
O médico explicou ainda que o contato do produto com os olhos é semelhante a uma queimadura por ácido.
O grande problema é que a chuva, suor ou qualquer contato com a água faz com que o produto derreta e acabe escorrendo para os olhos.
CONFIRA QUAIS MARCAS ESTÃO SENDO PROIBIDAS PELA ANVISA
- Pomada Modeladora para Tranças Anti-frizz Be Black (da empresa Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli)
- Pomada Black - Essenza Hair, e Pomada Modeladora para Tranças Boxbraids - fixa liss (ambas da Evolução Indústria de Cosméticos)
- Pomada Braids Hair (da Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli)
- Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos e Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, (ambas da Microfarma Indústria e Comércio)
- Rosa Hair Pomada Modeladora Mega Fixação 150g, (da Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos)
- Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher, (da Supernova Indústria, Comércio e Serviços)