Nesta quarta-feira de cinzas (22), ocorreu a apuração das notas que foram dadas pelos jurados das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
A competição foi grande entre as doze escolas que desfilaram na Sapucaí e chamaram atenção pela exuberância de seus integrantes e pelo seu samba no pé.
Passaram pela Marquês de Sapucaí: Império Serrano, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio, Mocidade Alegre, Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Salgueiro, Estação Primeira de Mangueira, Portela, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor e Unidos de Viradouro.
Os quesitos avaliados pelo júri técnico serão Alegorias e adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasias, Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Samba-Enredo.
Evolução será o 1º critério de desempate.
A ordem de leitura dos quesitos, estabelecida em sorteio pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, será a seguinte:
- 1 - Harmonia
- 2 - Enredo
- 3 - Bateria
- 4 - Alegorias e Adereços
- 5 - Fantasias
- 6 - Samba-Enredo
- 7 - Comissão de Frente
- 8 - Mestre-Sala e Porta-Bandeira
- 9 - Evolução
Quem ganhou o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro 2023?
A Imperatriz Leopoldinense é a atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2023. A escola desfilou este ano fazendo uma homenagem à história de Lampião e Maria Bonita. A escola quebra um jejum de 22 anos sem ganhar o troféu do grupo especial.