As redes sociais foram tomadas pela discussão envolvendo a capivara Filó. Criado pelo influenciador Agenor Tupinambá, o animal silvestre foi alvo do Ibama nos últimos dias.
Agenor, que se diz dono da capivara, vive em Autazes, no Amazonas, onde registrava seu dia-a-dia com o bicho na natureza.
Contudo, ele foi multado pelo órgão ambiental - já que é crime criar animais silvestres como domésticos - além de ter sido acusado de maus tratos.
Leia nesta matéria:
- O que aconteceu com a capivara Filó;
- Ibama x Agenor;
- Onde está Filó hoje.
O QUE ACONTECEU COM A CAPIVARA FILÓ
Tudo começou quando, no TikTok, Agenor viralizou pelos seus conteúdos ao lado de Filó. Na prática, o rapaz fatura com a sua imagem - já que faz parcerias e publicidades.
No caso de Filomena, mais conhecida como Filó, os conteúdos ao lado da capivara lhe renderam milhares de seguidores.
O Ibama, por sua vez, multou o influenciador em abril deste ano, em mais de R$ 17 mil. A acusação é sob suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.
IBAMA X AGENOR
Agenor, então, foi solicitado a apagar todo o conteúdo envolvendo Filó e outros animais silvestres das suas redes sociais.
Enquanto isso, uma grande discussão envolvendo Filó e seus respectivos cuidados tomou conta da web.
É importante lembrar que, acima de tudo, animais silvestres não são pets para serem cuidados e devem permanecer em seus habitats naturais.
ONDE ESTÁ FILÓ HOJE?
Após a decisão do Ibama de levar a capivara a um local apropriado, o órgão voltou atrás.
No sábado (30), Agenor ganhou a guarda provisória de Filó. A decisão foi da Justiça Federal.
Na segunda-feira (1), Ibama afirmou que continuará tentando reintegrar a capivara na natureza.