Está em andamento uma operação de busca e resgate aos tripulantes do Submarino Titan, desaparecido desde a manhã do último domingo (18), 1h45 após o começo da uma viagem que tinha como destino os destroços do icônico Titanic, navio naufragado em 14 de abril de 1912, a 1448 quilômetros da costa de Cape Cod, Massachusetts, nos Estados Unidos.
O submarino pesa cerca de 10 toneladas, pode chegar a 4 mil metros de profundidade e tem até 96 horas de autonomia/oxigênio, segundo informações da fabricante, OceanGate.
Os ingressos custam cerca de € 250 mil (R$ 1,3 milhão) e cobrem uma viagem de oito dias.
De acordo com a Guarda Costeira Americana, ao todo, cinco tripulantes estavam no submersível, dentre eles o empresário Hamish Harding, fundador do Action Group e presidente da Action Aviation, conhecido por seu perfil aventureiro, que lhe rende três recordes no Guinness Book.
Além dele, o empresário paquistanês, vice-presidente do Engro Corporation, Shahzada Dawood e o seu filho, Suleman Dawood, também estavam na embarcação.
O explorador francês Paul-Henry Nargeolet, de 73 anos, conhecido como "Mister Titanic", segundo sua família, também faz parte dos tripulantes.
O quinto membro da tripulação não foi confirmado, mas a BBC indica que o próprio CEO da Ocean Gate, Stockton Rush estaria a bordo.