Um submarino que realizava uma expedição para o naufráfio do Titanic, desapareceu no Oceano Atlântico no último domingo (18), e até o momento não foi encontrado.
As equipes de resgate estão correndo contra o tempo em busca da tripulação desaparecida, pois de acordo com a Guarda Costeira dos EUA, o submersível Titan tem apenas 40 horas de ar respirável.
DESAPARECIMENTO DE SUBMARINO:
O submersível Titan, pertence à empresa OceanGate, que cobra cerca de US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) dos passageiros por um lugar nessa expedição.
No último domingo (18), uma expedição turística embarcou dentro desse submarino para realizar um mergulho até o naufrágio do Titanic, que fica localizado a 3.800 metros de profundidade do fundo do mar, próximo a Newfoundland, no Canadá.
Após 1h e 45 minutos do mergulho, que deveria durar 8h, a tripulação perdeu o contato com a base e até o momento não foram encontrados.
QUANTAS PESSOAS ESTAVAM NO SUBMARINO?
O submarino tem capacidade de acomodar até cinco pessoas e até o momento revelou-se a identidade dos seguintes passageiros:
- Hamish Harding
Hamish Harding é um bilionário de 59 anos, presidente da empresa de aviação Action Aviation. Harding tem espírito aventureiro, realizou vários mergulhos e foi ao espaço.
- Shazada Dawood e Suleman Dawood
O empresário paquistanês, Shazada Dawood é vice-presidente da empresa Engro Corporation. Ele e o seu filho, Suleman Dawood estavam dentro do submarino.
- Paul-Henry Nargeolet
Paul-Henry Nargeolet é o especialista que estava no comando do submarino. Ele é ex-comandante da Marinha Francesa, piloto de submersível e especialista em mergulho profundo.
- Stockton Rush
De acordo com a nota publicada pela OceanGate, o presidente da companhia, Stock Rush também estava dentro do submarino.
OPERAÇÃO DE RESGATE DO SUBMARINO:
Na última segunda-feira (19), a Guarda Costeira dos EUA iniciou as buscas pelo submarino desaparecido.
Submarino, aviões militares, e boias equipadas com sonares estão sendo utilizados para tentar encontrar a tripulação.
As forças Aéreas dos Estados Unidos e do Canadá também estão na operação de resgate. E neste terça-feira (20), a França anunciou que também irá ajudar nas buscas.