A busca pelo submarino desaparecido no último domingo (18) prossegue nesta terça-feira (20).
O submarino Titan estava conduzindo cinco turistas em uma expedição para explorar os destroços do Titanic quando desapareceu no Oceano Atlântico.
Uma das teorias levantadas é que o submarino possa ter implodido. Vamos a seguir entender o significado disso e conferir as últimas notícias do submarino desaparecido:
- IMPLOSÃO DE SUBMARINO
- O QUE ACONTECEU COM O SUBMARINO DESAPARECIDO?
- NOTÍCIA DO SUBMARINO DESAPARECIDO
- PASSAGEIROS DO SUBMARINO DESAPARECIDO
O QUE É O SUBMARINO TITAN?
Segundo informações do G1, o submarino Titan tem capacidade para transportar até cinco passageiros e possui dimensões de 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura.
Uma expedição a bordo desse submarino pode ter um custo aproximado de R$ 1,19 milhão por hóspede e tem duração de 8 dias.
De acordo com o portal UOL, o submarino desapareceu uma hora e 45 minutos após o mergulho.
QUEM SÃO OS PASSAGEIROS DO SUBMARINO DESAPARECIDO?
Um dos passageiros do submarino é o empresário britânico Hamish Harding.
O empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, que possui investimentos em energia, petroquímica, agricultura e telecomunicações, e seu filho Suleman Dawood também estão a bordo.
Outro passageiro que també está na embarcação é o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista nos destroços do Titanic, e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions.
SUBMARINO IMPLODIU? IMPLOSÃO SIGNIFICADO
Entre as teorias sobre o desaparecimento do submarino, uma delas sugere que ele pode ter sofrido uma implosão, que é uma explosão interna que ocorre quando objetos são destruídos ao colapsar ou serem comprimidos sobre si mesmos.
O professor de engenharia marítima do University College London, Alistair Greig, apresentou duas possíveis hipóteses sobre o que pode ter acontecido com o submarino Titan.
Uma das hipóteses é a ocorrência de um problema elétrico ou de comunicação, o que poderia ter levado o submarino a emergir e permanecer flutuando à espera de ser encontrado.
A outra hipótese é que o casco de pressão do submarino tenha sido danificado. De acordo com o comunicado, nesse caso, o prognóstico não é favorável.
NOTÍCIA DO SUBMARINO DESAPARECIDO
Nesta terça-feira (20), equipes de resgate dos Estados Unidos e Canadá estão esperando a chegada de navios especializados em águas profundas para encontrar o submarino.
O capitão da guarda-costeira americana, Jamie Frederick disse: "Esta é uma busca extremamente complexa e nossa equipe unificada está trabalhando incansavelmente para mobilizar os recursos e conhecimentos disponíveis o mais rápido possível."
Os socorristas estimam que o submarino tenha oxigênio suficiente para menos de dois dias.