O pequeno submarino Titan, que desapareceu no último domingo (18), após iniciarem uma expedição para os destroços do Titanic, ainda não foi encontrado e está prestes a ficar sem oxigênio em menos de 20 horas.
A embarcação que levava cinco pessoas até o fundo do Oceano Atlântico, teve sua comunicação interrompida, e desde então, não se sabe mais notícias, iniciando uma busca incessante pelos passageiros do submarino.
Segundo os especialistas, o submarino pode estar no fundo do oceano, flutuando na superfície, ou até mesmo ter implodido com a pressão da água.
Nesta matéria, você vai entender um pouco mais sobre essas três teorias levantadas.
Fundo do mar
Segundo os especialistas, se o submarino estiver no fundo do oceano, será praticamente impossível conseguir resgatá-lo, já que os destroços do Titanic possuem 3.800 metros abaixo da superfície.
"Lá embaixo é completamente escuro. É extremamente frio. O leito marinho é de lama e ondulado. Não se consegue ver a mão na frente do seu rosto", contou Tim Maltin, especialista nos destroços do Titanic.
Implosão
De acordo com o mergulhador G. Michael Harris, o pior cenário na tentativa de resgate seria que algo tivesse acontecido o casco da embarcação, causando a implosão em uma profundidade de 3.200 metros. Segundo ele, que já visitou o local dos destroços do Titanic, é muito perigoso, e que "mais pessoas foram ao espaço do que a essa profundidade no oceano".
Submarino flutuando
Mesmo sendo poucas as chances, caso a embarcação esteja flutuando na superfície do Atlântico, será difícil de encontra-lo, já que a embarcação é do tamanho de uma van, e levará muito tempo conseguir vê-la.
Veja também: COMO FOI O NAUFRÁGIO DO TITANIC? Relembre!
Quem são os tripulantes do submarino Titan?
De acordo com a Guarda Costeira Americana, ao todo, cinco tripulantes estavam no submersível, dentre eles o empresário Hamish Harding, fundador do Action Group e presidente da Action Aviation, conhecido por seu perfil aventureiro, que lhe rende três recordes no Guinness Book
Além dele, o empresário paquistanês, vice-presidente do Engro Corporation, Shahzada Dawood e o seu filho, Suleman Dawood, também estavam na embarcação.
O explorador francês Paul-Henry Nargeolet, de 73 anos, conhecido como "Mister Titanic", segundo sua família, também faz parte dos tripulantes.
O quinto membro da tripulação não foi confirmado, mas a BBC indica que o próprio CEO da Ocean Gate, Stockton Rush estaria a bordo.