As buscas pelo submarino que desapareceu no último domingo (18) no Oceano Atlântico continuam nesta quarta-feira (21).
O submarino Titan transportava cinco turistas durante uma expedição para explorar os destroços do Titanic quando desapareceu.
Uma das teorias apontadas por especialistas é que o submarino possa ter implodido. Nesta matéria, confira as últimas notícias do submarino que desapareceu.
TUDO SOBRE O SUBMARINO QUE DESAPARECEU
O submarino Titan tem capacidade para transportar até cinco passageiros e possui dimensões de 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura. Ele pesa mais de 10 toneladas e é composto de fibra de carbono e titânio.
A expedição tinha como objetivo observar os destroços Titanic, famoso navio que afundou em 15 de abril de 1912.
O submarino desapareceu uma hora e 45 minutos após o mergulho. Inicialmente, ele tinha oxigênio para que as pessoas a bordo sobrevivessem por 96 horas, de acordo com a empresa OceanGate.
QUANTO CUSTOU A VIAGEM DO SUBMARINO?
Uma expedição a bordo do submarino Titan pode ter um custo aproximadamente R$ 1,19 milhão por hóspede e tem duração de 8 dias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SUBMARINO DESAPARECIDO: O QUE ACONTECEU COM O SUBMARINO DESAPARECIDO?
Nesta quarta-feira (21), o capitão da Guarda Costeira dos Estados Unidos, Jaime Frederick, disse foram capturados ruídos que podem ser do submarino desaparecido.
Os sons foram captados também nessa terça (20). Segundo o G1, as buscas se concentram na área onde esses barulhos foram capturados.
Apesar disso, a equipe de busca disse que ainda não há certeza de que os barulhos estão vindo do submarino.
Segundo a CNN Brasil, a área na superfície do mar que já foi explorada equivale a cerca de 27 mil quilômetros quadrados. A área profunda explorada passou de 1,5 mil km para mais de 3 mil km.
SUBMARINO DESAPARECIDO era dirigido por “controle” de videogame, não tinha motor próprio e se comunicava por sms
SUBMARINO IMPLODIU? O QUE ISSO SIGNIFICA?
Uma das teorias levantadas nessa terça-feira (20) é de que o submarino Titan pode ter sofrido uma implosão, que é o colapso interno do casco, resultando em uma explosão interna.
Alistair Greig, professor de engenharia marítima do University College London, apresentou duas possíveis explicações para o que pode ter acontecido.
Uma das possibilidades é que tenha ocorrido um problema elétrico ou de comunicação, o que teria levado o submarino a emergir e flutuar.
A outra hipótese é que o casco de pressão do submarino tenha sido danificado.
QUEM ESTÁ NO SUBMARINO DESAPARECIDO?
Dentro do submarino desaparecido está um piloto e quatro passageiros. Veja quem são:
- Stockton Rush, o diretor-executivo da OceanGate, piloto do submarino;
- Shahzada Dawood, empresário paquistanês, e o filho Suleman Dawood;
- o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
- e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, especialista no naufrágio do Titanic.