Autoridades marítimas dos Estados Unidos e Canadá continuam fazendo buscas pelo submarino Titan, que está desaparecido no Norte do Oceano Atlântico desde o último domingo (18).
Lamentavelmente, pelas previsões de especialistas, é cada vez menos provável que os cinco ocupantes do submarino sejam encontrados com vida. A previsão era de que o oxigênio acabaria na manhã desta quinta (22).
SUBMARINO PODE TER BATIDO EM ICEBERG?
O submarino desaparecido fazia uma viagem para levar milionários a conhecer os destroços do Titanic, navio que afundou em 1912, após colidir contra um iceberg.
As águas daquela região, no Norte do Atlântico, são congelantes. No Titanic, por exemplo, centenas de pessoas morreram justamente por causa das baixas temperaturas dentro da água, enquanto esperavam serem socorridas.
Apesar disso, ainda não há relatos de que tenha icebergs na região, neste momento, em 2023. Vale destacar, inclusive, que, neste momento, é verão no hemisfério norte.
O QUE ACONTECEU COM SUBMARINO?
Ainda há mais perguntas do que respostas, mas algumas informações já são claras:
- O submarino saiu do Canadá na sexta-feira, dia 16.
- No domingo, dia 18, começou o processo de descida do submarino.
- A viagem até o fundo do mar, onde estão os destroços do Titanic, deveria durar 2 horas, mas com 1 h e 45 minutos, o submarino parou de se comunicar com a base, na superfície.
- Há cinco pessoas a bordo, sendo um marinheiro e 4 passageiros.
- Cada passageiro pagou mais de R$ 1 milhão de reais pelo passeio.
HIPÓTESES
Há 4 hipóteses do que aconteceu com o submarino:
- Se emaranhou em algo no fundo do mar ou
- Perdeu energia ou
- Um incêndio ou
- Pane no sistema.