submarino titan

SUBMARINO FOI ENCONTRADO? Fundador da empresa do submarino traz notícia que enche de esperança as buscas

A previsão para o esgotamento de oxigênio, segundo autoridades, indica que já acabou. Entenda se ainda existem esperanças.

Cadastrado por

Laura Lay

Publicado em 22/06/2023 às 11:55 | Atualizado em 22/06/2023 às 11:55
Os tripulantes do Titan teriam sido vítimas da implosão do submersível. - HANDOUT/OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

O caso do submarino Titan, que está desaparecido desde o último domingo (18), segue comovendo e chamando a atenção do mundo. A embarcação sumiu em expedição pelos destroços do Titanic e não foi mais vista desde então.

O mundo inteiro aguarda por notícias positivas para os cinco tripulantes da embarcação. As chances, porém, parecem ser pequenas a cada dia. Isso porque o oxigênio parece perto do fim. Assim, as buscas fazem uma verdadeira corrida contra o tempo. 

Leia Também

Desaparecido desde domingo (18), o Titan está perdido em águas profundas, sem comunicação alguma com a superfície. 

Na teoria, oxigênio acabaria hoje (22), às 7h, mas especialistas em sobrevivência marinha apontam que é possível que os tripulantes, dentre eles o piloto e um especialista em mergulho em alto mar, poderia já ter economizado oxigênio desde o começo das buscas. Assim, poderia haver mais horas de gás respirável no submarino.

Um deles é o cofundador da empresa OceanGate, Guilhermo Sohnlein. Ele concedeu entrevista hoje (22) e apontou um dado que pode ser considerado postivo.

"Acredito firmemente que a janela de tempo disponível para o resgate deles é maior do que a maioria das pessoas pensa. Continuo a ter esperança no meu amigo e no resto da tripulação", disse o sócio minoritário da empresa em entrevista para o jornal "Insider".

O que acontece se oxigênio acabar?

Apesar do risco do oxigênio acabar, as buscas não devem se encerrar. Até porque existe esperança dos tripulantes terem economizado oxigênio, o que permitiria mais tempo de sobrevida aos tripulantes.

Conheça o Victor 6000

A chegada de um robô super tecnológico pode ajudar nas buscas. O equipamento é visto como um dos melhores do mundo.

Trata-se do robô Victor 6000, equipamento de pesquisa que coleta dados da altas profundidades. O robô coleta imagens e é controlado de maneira remota.

Drama do submarino Titan

A contagem regressiva para o esgotamento do oxigênio foi prevista para acabar às 7h desta quinta-feira (22/06), horário de Brasília. Ou seja, de acordo com os cálculos de autoridades e agentes de pesquisa, os cinco tripulantes do Submarino Titan já não contam com o oxigênio da embarcação, suprimento previsto para durar 96h desde a saída do submersível no último domingo (18).

Porém ainda existem esperanças, apesar de não anular a urgência das buscas. Em entrevista para o BBC News, o médico especialista em medicina hiperbárica Ken Ledez, profissional de universidade em St John's, Newfoundland, no Canadá (ponto de partida do submarino) afirma que, a partir do momento que o oxigênio se esgotar, a sobrevivência vai variar de acordo com o metabolismo de cada um dos cinco tripulantes.

O capitão Jamie Frederick, da Guarda Costeira dos EUA, informou que boias de sonar, aeronaves e embarcações estão em busca do submarino desaparecido.

As equipes já vasculharam mais de 26 mil quilômetros quadrados de mar aberto, aproximadamente o tamanho do Líbano.

ATUALIZAÇÕES SOBRE A BUSCA DO SUBMARINO TITAN

Na manhã desta quinta-feira (22), um navio de pesquisa francês equipado com robô de mergulho em alto mar desacelerou enquanto fazia buscas pela área onde o submarino perdeu o contato com sua base.

A diminuição de velocidade registrada pelo Marine Traffic, segundo especialistas, pode significar que a sonda, conectada ao navio por um cabo com fibra ótica, tenha encontrado algo no fundo do mar.

De acordo com matéria do G1, oito navios, além de aeronaves e sondas, trabalham para procurar pelo submarino na quarta. A operação é feita a 600 km da costa do Canadá.

Para atualizações, o The New York Times disponibilizou uma plataforma em tempo real. Clique aqui para saber mais.

Tags

Autor