A Guarda Costeira norte-americana confirmou que encontrou os destroços do submarino Titan OceanGate, desaparecido desde o domingo (18), após perder a comunicação com a base, no Canada.
"Os destroços são consistentes com uma implosão catastrófica" os cinco tripulantes estão mortos, disse a Guarda Costeira dos EUA.
A empresa OceanGate, responsável pelo submersível Titan, desaparecido desde o último domingo (22), confirmou a morte dos cinco tripulantes.
Segundo a Guarda Costeira norte-americana, os destroços encontrados fazem parte do OceanGate Titan e foram encontrados em uma área muito remota do oceano, à cerca de 500 metros dos destroços do navio RMS Titanic, naufragado em 15 de abril de 1912.
"Uma área com destroços foi descoberta dentro da área de busca por um veículo não tripulado perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações", disse o comando Nordeste da Guarda Costeira norte-americana.
DESTROÇOS SÃO DO SUBMARINO TITAN?
A embarcação responsável por encontrar os destroços foi o navio militar canadense Horizon Artic. Eles utilizaram o robô subaquático 'Victor 6000'. Ele é um veículo submarino operado remotamente (ROV) utilizado para exploração e pesquisa nas profundezas do oceano.
Guillermo Söhnlein, cofundador da OceanGate, deu a entender que, se confirmados os destroços do submarino, os cinco tripulantes estariam mortos: "Um erro nessa profundidade pode causar uma implosão instantânea", disse.
A rede britânica BBC ouviu David Mearns, amigo de dois passageiros a bordo do submarino e especialista em mergulho. Ele afirmou que entre os destroços encontrados por um robô nesta quinta-feira (22) há uma estrutura de pouso e uma tampa traseira que pertencem ao submarino que sumiu.
Mearns disse que a informação do presidente do Clube dos Exploradores, uma associação que participa das operações de busca pelo submarino.
Em uma entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (22), a Guarda Costeira norte-americana confirmou a morte de toda a tripulação do Titan.
Na terça-feira (20) e quarta-feira (21), um avião também das Forças Armadas do Canadá registraram ruídos que se assemelham a batidas na mesma região de buscas.
TRIPULAÇÃO OCEANGATE TITAN
Estavam a bordo do Titan Oceangate:
- O bilionário britânico Hamish Harding, 58 anos;
- O maior especialista em Titanic do mundo, Paul-Henry Nargeolet;
- O paquistanês Shahzada Dawood, 48, e o filho Sulaiman Dawood, 19; e
- CEO da OceanGate, responsável pela viagem, Stockton Rush.