TITAN

O QUE SIGNIFICA 'IMPLODIR SUBMARINO'? Vídeo mostra o que é implosão de um submarino; veja e entenda o que pode ter acontecido com tripulantes do TITAN

Buscas agora são direcionadas a recuperação da fuselagem e corpos; veja as últimas informações

Cadastrado por

Anderson Alves

Publicado em 22/06/2023 às 17:23 | Atualizado em 23/06/2023 às 15:26
Os tripulantes do Titan teriam sido vítimas da implosão do submersível. - HANDOUT/OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

A Guarda Costeira norte-americana e a empresa OceanGate confirmaram que os destroços encontrados na manhã desta quinta-feira (22) são do submarino desaparecido misteriosamente.

"Os destroços são consistentes com uma implosão catastrófica" os cinco tripulantes estão mortos, disse a Guarda Costeira dos EUA.

A empresa OceanGate, responsável pelo submersível Titan, desaparecido desde o último domingo (18), confirmou a morte dos cinco tripulantes.

Leia Também

Segundo a Guarda Costeira norte-americana, os destroços encontrados fazem parte do OceanGate Titan e foram encontrados em uma área muito remota do oceano, à cerca de 500 metros dos destroços do navio RMS Titanic, naufragado em 15 de abril de 1912.


"Uma área com destroços foi descoberta dentro da área de busca por um veículo não tripulado perto do Titanic.", disse o comando Nordeste da Guarda Costeira norte-americana.

O QUE É IMPLOSÃO? Veja diferença entre IMPLODIR e EXPLODIR

Além das buscas, os especialistas agora se concentram em saber o que ocorreu com o Titan. Entre uma das possibilidades está a chance do submarino ter implodido.

Para o canal de TV Fox News, o mergulhador G. Michael Harris afirmou que o pior cenário para o submarino é caso uma implosão tenha acontecido.

A implosão é um tipo de explosão em que os objetos são comprimidos em si mesmos. No caso do Titan, isso pode ter acontecido devido à pressão do oceano.

O QUE É IMPLOSÃO? Confira como o OCEANGATE TITAN pode ter ficado após ser implodido


Em uma nota oficial, a empresa escreveu que acredita queo "CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos". Na nota, a OceanGate ainda lamenta o ocorrido e agradece a ajuda das organizações internacionais nas buscas pelo submersível.

Leia a nota na íntegra: "Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos.

Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam.

Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família Ocean Gate é profundamente grata pelos incontáveis homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos abrangentes e trabalharam arduamente nesta missão. Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias.

Este é um momento muito triste para toda a comunidade de exploradores e para cada um dos familiares daqueles que se perderam no mar. Pedimos respeitosamente que a privacidade dessas famílias seja respeitada durante este momento tão doloroso".

#vv #OceanGate #Submarino" />

ENCONTRARAM SUBMARINO TITAN?

A embarcação responsável por encontrar os destroços foi o navio militar canadense Horizon Artic. Eles utilizaram o robô subaquático 'Victor 6000'. Ele é um veículo submarino operado remotamente (ROV) utilizado para exploração e pesquisa nas profundezas do oceano.

Guillermo Söhnlein, cofundador da OceanGate, deu a entender que, se confirmados os destroços do submarino, os cinco tripulantes estariam mortos: "Um erro nessa profundidade pode causar uma implosão instantânea", disse.

A rede britânica BBC ouviu David Mearns, amigo de dois passageiros a bordo do submarino e especialista em mergulho. Ele afirmou que entre os destroços encontrados por um robô nesta quinta-feira (22) há uma estrutura de pouso e uma tampa traseira que pertencem ao submarino que sumiu.

Mearns disse que a informação do presidente do Clube dos Exploradores, uma associação que participa das operações de busca pelo submarino.

Em uma entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (22), a Guarda Costeira norte-americana confirmou a morte de toda a tripulação do Titan.

TRIPULAÇÃO OCEANGATE TITAN

Estavam a bordo do Titan Oceangate:

VEJA ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE O SUBMARINO DESAPARECIDO

Tags

Autor