O submarino que iria visitar os destroços do Titanic, com expedição organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, não teve um desfecho favorável.
Na tarde desta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos EUA informou, durante coletiva de imprensa, que destroços foram encontrados na área de busca, próxima ao local em que o Titanic está afundado.
OPERAÇÕES DE BUSCA
As operações de busca pelo submarino foram conduzidas pela Guarda Costeira dos EUA, em conjunto com as Forças Aéreas dos Estados Unidos e do Canadá. A França também anunciou sua participação na operação na última terça-feira (20).
A embarcação desaparecida, de acordo com Jamie Frederick, da Guarda Costeira dos EUA, só tinha o ar respirável dentro do submarino suficiente até as 6h desta quinta-feira (22).
A OceanGate divulgou um comunicado oficial:
Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos.OceanGate
Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam.
Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família Ocean Gate é profundamente grata pelos incontáveis homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos abrangentes e trabalharam arduamente nesta missão. Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias.
Este é um momento muito triste para toda a comunidade de exploradores e para cada um dos familiares daqueles que se perderam no mar. Pedimos respeitosamente que a privacidade dessas famílias seja respeitada durante este momento tão doloroso.
QUEM ESTAVA NO SUBMARINO TITAN?
A empresa de turismo responsável pela expedição cobra 250 mil dólares, o equivalente a 1,19 milhão de reais, por passageiro. As cinco pessoas que estão a bordo do submarino Titan são as seguintes:
- Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate e piloto do submarino;
- Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
- Suleman Dawood, filho de Shahzada;
- Hamish Harding, bilionário e explorador britânico;
- Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e principal especialista no naufrágio do Titanic.
O QUE É IMPLOSÃO?
Implodir significa "provocar ou sofrer implosão", ou seja, é o processo no qual os objetos são destruídos por si mesmos.