Chega ao fim a busca por respostas sobre o que aconteceu com o submarino Titan, desaparecido desde o último domingo (18) enquanto realizava uma expedição turística aos destroços do Titanic.
Durante a tarde de quinta-feira (22), a OceanGate, empresa responsável pelo submersível, confirmou, em comunicado oficial, a morte de toda a tripulação do submarino, que estava com sua capacidade máxima de quatro passageiros e um piloto.
Ainda no mesmo dia, a Guarda Costeira dos Estados Unidos também confirmou a mesma informação, alegando que todos que estavam dentro do Titan teriam morrido devido a uma implosão do submarino provocada pelos altos níveis de pressão da coluna de água.
A confirmação veio após destroços da lataria do submarino terem sido encontrados em uma das regiões de busca.
Um porta-voz da Guarda Costeira relatou como foi o encontro das peças.
“Inicialmente, nós vimos algo que parecia ser a parte externa da cabine de pressão. Encontramos a parte frontal e traseira da cabine de pressão. Depois, encontramos uma segunda área de destroços próxima da região, onde havia outro pedaço do casco da cabine de pressão. Isso nos leva a pensar que ela foi realmente destruída”, afirmou.
Com a nova descoberta, o foco da missão agora será mapear o local onde os restos do Titan foram encontrados para tentar obter respostas sobre o que causou a implosão.
Os porta-vozes da Guarda Costeira também informaram que os destroços não foram encontrados próximos ao Titanic, a ponto de existir confusão ou suspeita de que o material encontrado pertencesse, na verdade, ao navio que afundou em 1912.
O órgão informou com precisão de que o tamanho e o formato dos destroços são consistentes com uma implosão catastrófica.
Os representantes da equipe de resgate também acrescentaram que “é muito cedo para dizer se a implosão ocorreu logo após a descida” e que vão continuar investigando essa área de destroços para identificar possíveis causas.
O QUE É IMPLOSÃO? Confira como o OCEANGATE TITAN pode ter ficado após ser implodido
De forma simples, a implosão é provocada por um alto nível de pressão do lado de fora de um objeto, diferindo da explosão, que acontece quando um alto nível de pressão do lado de dentro é inferido sobre um objeto.
Nesse sentido, a implosão seria o que ocorre quando um objeto, uma estrutura ou um edifício colapsa ou desmorona em direção ao seu centro. No caso do Titan, por estar em um ambiente aquático, a implosão aconteceu devido a pressão externa do mar ter superado a de dentro do submarino.