Um suposto vídeo gravado pelos tripulantes do submarino Titan começou a viralizar na internet. O assunto chegou a ficar entre os mais pesquisados no Google nesta sexta-feira (23), um dia após a morte dos tripulantes ser confirmada pela Guarda Costeira norte-americana e pela empresa OceanGate, responsável pelo Titan.
"Os destroços são consistentes com uma implosão catastrófica" os cinco tripulantes estão mortos, disse a Guarda Costeira dos EUA em entrevista coletiva.
O submarino Titan estava desaparecido desde o último domingo (18), quando saiu em expedição aos destroços do RMS Titanic.
TRIPULAÇÃO OCEANGATE TITAN
Estavam a bordo do submarino Titan Oceangate:
- O bilionário britânico Hamish Harding, 58 anos;
- O maior especialista em Titanic do mundo, Paul-Henry Nargeolet;
- O paquistanês Shahzada Dawood, 48, e o filho Sulaiman Dawood, 19; e
- CEO da OceanGate, responsável pela viagem, Stockton Rush.
SUPOSTO VÍDEO DE DESPEDIDA DA TRIPULAÇÃO DO TITAN
No período de buscas pelo submarino Titan começou a circular na internet um suposto vídeo de despedida da tripulação.
No vídeo, eles teriam comunicado que seria a “última noite com oxigênio”, que se despediam da família, falam que a morte não é o fim e, ainda, falam sobre “seguir os sonhos”.
Leia transcrição do vídeo:
"Essa será nossa última noite com oxigênio. Meus amigos, minha família, hoje é minha última noite de oxigênio aqui no fundo do mar. Eu sou um dos tripulantes do submarino Titan e estamos presos aqui no fundo do oceano. Em nossa expedição ao Titanic. O ambiente aqui é sombrio e triste.
Temos apenas algumas horas de oxigênio restante. É estranho como uma expedição cheia de sonhos e esperança pode terminar tão tristemente.
A natureza é implacável e não se importa com nossos sonhos ou planos por todas as orações e pensamentos positivos de todos vocês. Eles têm me mantido forte nestes últimos dias. O amor de minha família e amigos continua a me guiar.
Mesmo aqui preso no fundo do mar, sinto a força do amor e da união de todos vocês.
Embora embora a tristeza de partir seja grande quero que vocês saibam que estou em paz a morte não é o fim apenas uma mudança para um lugar melhor quero que vocês se lembrem de mim como alguém que lutou por seus sonhos e que amava profundamente aqueles ao seu redor.
Minha última súplica é que todos continuem orando por nós para que possamos encontrar a paz e a redenção.
Espero que algo bom possa sair disso tudo possamos aprender e crescer a partir de nossos erros e dificuldades e quem sabe um dia quando estivermos juntos novamente possamos rir desses momentos difíceis e entender que tudo faz parte de um plano maior.
Não tenham medo de seguir seus sonhos mesmo que pareçam impossíveis, a vida é uma aventura, cheia de altos e baixos. Nunca deixem de acreditar em si mesmos e no poder do amor. Este é meu adeus, meus amigos. Obrigado e até logo."
Confira o suposto vídeo:
O vídeo, com um tom alarmista e apelativo, segue o padrão de outros vídeos 'fake' sobre despedidas antes de tragédias.
De acordo com o site boatos.org que analisa este tipo de conteúdo, "a história é completamente falsa".
Segundo o site, nota-se claramente que que o “movimento da boca” de um dos integrantes do submarino não é natural.
Apenas a cabeça do homem que fala se mexe. Na realidade, há indícios que tenha sido feito com ferramentas de inteligência artificial.
Portanto, é possível afirmar que o vídeo de despedida da tripulação do submarino Titan é falso.