Após a Guarda Costeira norte-americana e a empresa OceanGate confirmaram que os destroços encontrados na manhã desta quinta-feira (22) são do submarino desaparecido misteriosamente e que os cinco tripulantes estão mortos, muitas pessoas seguem procurando saber sobre as buscas pelo Titan.
Na tarde da quinta-feira (22), a entidade governamental norte-americana afirmou que "os destroços são consistentes com uma implosão catastrófica", caracterizando assim que o Titan teria sido implodido após tentar chegar até ao naufrágio do navio RMS Titanic.
O QUE É IMPLOSÃO?
Os especialistas agora se concentram em saber o que ocorreu com o Titan. Entre uma das possibilidades está a chance do submarino ter implodido.
Para o canal de TV Fox News, o mergulhador G. Michael Harris afirmou que o pior cenário para o submarino é caso uma implosão tenha acontecido.
A implosão é um tipo de explosão em que os objetos são comprimidos em si mesmos. No caso do Titan, isso pode ter acontecido devido à pressão do oceano.
TRIPULANTES OCEANGATE TITAN
Estavam à bordo do submersível Titan:
- O bilionário britânico Hamish Harding, 58 anos;
- O maior especialista em Titanic do mundo, Paul-Henry Nargeolet;
- O paquistanês Shahzada Dawood, 48, e o filho Sulaiman Dawood, 19; e
- CEO da OceanGate, responsável pela viagem, Stockton Rush.
BUSCAS PELO TITAN CONTINUAM? CORPOS SERÃO ENCONTRADOS?
Após a confirmação da morte de todos os ocupantes do Titan, as operações de salvamento começaram a ser desmobilizadas.
As buscas agora se concentram na busca pelos destroços e peças do OceanGate Titan para futuras investigações.
A investigação vai ser complexa por causa da dificuldade em coletar os vestígios restantes em uma profundidade de 3.800 metros.
Outra dificuldade é pelo fato de a tragédia ter ocorrido em águas internacionais, onde nenhum governo tem jurisdição.
Como a principal hipótese é de implosão, não há nenhuma expectativa de que seja possível recuperar os corpos das vítimas.