A tragédia envolvendo o Submarino Titan chamou atenção e gerou apreensão em todo o mundo na última semana.
Desaparecido em 18 de junho, a embarcação da OceanGate implodiu durante viagem que tinha como destino destino os destroços do Titanic e vitimou todo os 5 passageiros que estavam a bordo.
Os destroços foram encontrados no dia 22 e foi prontamente detectado, pela Guarda Costeira dos EUA, que apontou que a causa do desaparecimento e naufrágio do submarino foi uma implosão, que acontece quando, devido uma pressão externa, um objeto colapsa sobre si.
No entanto, o que teria causado tal implosão ainda permanecia um mistério e várias eram as hipóteses do acidente.
Contudo, na última quinta-feira (29), os destroços foram finalmente resgatados do fundo do mar, possibilitando que estudos e perícias possam ser realizados.
Embora ainda sem uma resposta completa, Ed Cassano, CEO da Pelagic Research Services, empresa responsável pela recuperação dos destroços, foi contudente em apontar a causa da implosão em entrevista ao The Mirror, tabloide britânico.
SUBMARINO TITAN IMPLODIU POR QUE ESTAVA ALÉM DE SUA CAPACIDADE DE MERGULHO
Inicialmente, se cogitou a hipótese de que o submarino pudesse ter colidido com algum objeto (rochedo, coral), no fundo do mar e que isso tivesse causado um dano no casco, que, por sua vez, teria sido responsável por prejudicar o sistema de pressurização, causando a implosão.
No entanto, Cassano afirmou que o que causou os danos, mais especificamente, rachaduras no casco, foi a própria pressão do oceano, o que indica que o submarino estava além da sua capacidade de mergulho, ou "taxa de profundidade", o que tornaria toda a viagem um erro.
Os destroços do Titanic, destino final da viagem, estão a 4 mil metros de profundidade, 10 vezes a média do que os submarinos costumam atingir.
PASSAGEIROS DO SUBMARINO TITAN NÃO SENTIRAM DOR; AFIRMA ESPECIALISTA
A grande pressão da água somada a uma suposta falha no casco da embarcação, teria colapsado a cabine, vitimando os 5 passageiros.
Em entrevista à CNN, Aileen Maria Marty, ex-oficial da Marinha e professora da Florida International University, afirmou que é provável que a tripulação sequer tenha notado qualquer problema antes do acontecido, não sentido qualquer dor ou desespero:
“A coisa toda teria desmoronado antes que as pessoas lá dentro percebessem que havia um problema. Em última análise, entre as muitas maneiras pelas quais podemos passar, isso é indolor".
VÍDEO MOSTRA SIMULAÇÃO DA IMPLOSÃO DO SUBMARINO TITAN
ÚLTIMAS IMAGENS DO SUBMARINO TITAN ANTES DO DESAPARECIMENTO
LISTA DE PASSAGEIROS DO SUBMARINO TITAN
- Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
- Suleman Dawood, filho do empresário paquistanês;
- Hamish Harding, um bilionário empresário e explorador britânico;
- Paul-Henry Nargeolet, também estaria no submarino, segundo o "The Guardian" e a BBC;
- Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate