SUBMARINO TITAN

Submarino Titan é retirado do mar e restos mortais são encontrados; veja imagens dos destroços

Destroços foram retirados do mar na última quinta-feira (29)

Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 30/06/2023 às 22:10
DESTROÇOS DO SUBMARINO - Paul Daly/The Canadian Press via AP

A tragédia envolvendo o Submarino Titan chamou atenção e gerou apreensão em todo o mundo na última semana. 

Desaparecido em 18 de junho, a embarcação da OceanGate implodiu durante viagem que tinha como destino destino os destroços do Titanic e vitimou todo os 5 passageiros que estavam a bordo.

Os destroços foram encontrados no dia 22, mas apenas na última quinta-feira (29), eles começaram a ser retirados do fundo do mar.

RESTOS MORTAIS FORAM ENCONTRADOS ENTRE OS DESTROÇOS

A Guarda Costeira dos EUA afirmou que foram encontrados também materiais orgânicos em meio aos destroços do Submarino Titan.

Em nota, a entidade informou que acredita que eles se tratam dos restos mortais das 5 vítimas que estavam na embarcação.

IMAGENS DOS DESTROÇOS DO SUBMARINO TITAN

DESTROÇOS DO SUBMARINO - Paul Daly/The Canadian Press via AP
DESTROÇOS DO SUBMARINO - Paul Daly/The Canadian Press via AP
DESTROÇOS DO SUBMARINO - Paul Daly/The Canadian Press via AP
DESTROÇOS DO SUBMARINO - Paul Daly/The Canadian Press via AP

COMPARTILHAR FOTOS DE CADÁVER / RESTOS MORTAIS É CRIME

As buscas por imagens dos restos mortais dos passageiros do Submarino Titan cresceu exponencialmente nas últimas horas.

Além de insensível, o Vilipêndio de Cadáver é o crime de desrespeito aos mortos e está disposto no art. 212 do Código Penal e prevê pena pena de detenção de 1 a 3 anos, além de multa.

Em geral, o crime se configura por atitudes que ofendam à honra de pessoa morto e a divulgação de fotos pode se enquadrar em tal tipo penal.

Apesar de a vítima estar morta, o crime considera-se como sendo cometido contra a coletividade e pessoas íntimas e familiares da pessoa falecida.

SUBMARINO TITAN IMPLODIU POR QUE ESTAVA ALÉM DE SUA CAPACIDADE DE MERGULHO

Embora ainda sem uma resposta completa, Ed Cassano, CEO da Pelagic Research Services, empresa responsável pela recuperação dos destroços, foi contudente em apontar a causa da implosão em entrevista ao The Mirror, tabloide britânico.

Inicialmente, se cogitou a hipótese de que o submarino pudesse ter colidido com algum objeto (rochedo, coral), no fundo do mar e que isso tivesse causado um dano no casco, que, por sua vez, teria sido responsável por prejudicar o sistema de pressurização, causando a implosão.

No entanto, Cassano afirmou que o que causou os danos, mais especificamente, rachadurano casco, foi a própria pressão do oceano, o que indica que o submarino estava além da sua capacidade de mergulho, ou "taxa de profundidade", o que tornaria toda a viagem um erro.

Os destroços do Titanic, destino final da viagem, estão a 4 mil metros de profundidade, 10 vezes a média do que os submarinos costumam atingir.

PASSAGEIROS DO SUBMARINO TITAN NÃO SENTIRAM DOR; AFIRMA ESPECIALISTA

A grande pressão da água somada a uma suposta falha no casco da embarcação, teria colapsado a cabine, vitimando os 5 passageiros

Em entrevista à CNN, Aileen Maria Marty, ex-oficial da Marinha e professora da Florida International University, afirmou que é provável que a tripulação sequer tenha notado qualquer problema antes do acontecido, não sentido qualquer dor ou desespero:

“A coisa toda teria desmoronado antes que as pessoas lá dentro percebessem que havia um problema. Em última análise, entre as muitas maneiras pelas quais podemos passar, isso é indolor".

VÍDEO MOSTRA SIMULAÇÃO DA IMPLOSÃO DO SUBMARINO TITAN

LISTA DE PASSAGEIROS DO SUBMARINO TITAN

Tags

Autor