O último caso do submarino Titan foi trágico: ele implodiu e matou cinco pessoas, em junho. Mas não foi a primeira vez que o submersível apresentou problemas.
O submarino da OceanGate já havia feito várias outras viagens em direção aos destroços do Titanic, e em muitas houve falhas.
Em uma dessas viagens do submarino Ttian, que foi retratada em um documentário da BBC de 2022, o veículo girou em 360° por horas, no fundo do oceano, enquanto o tripulantes tentavam retomar o controle.
ULTIMAS NOTÍCIAS DO SUBMARINO QUE IMPLODIU
Nas imagens do documentário, é possível ver os tripulantes do submarino Titan preocupados com a situação.
"Há algo errado com meus propulsores. Estou empurrando e nada está acontecendo", diz Scott Griffith, piloto do submarino naquela viagem.
Acredita-se que os propulsores do submarino não estavam funcionando corretamente, impulsionando o veículo para direções diferentes, o que fez ele girar descontroladamente.
O submarino girou em círculo por horas, enquanto o CEO da OceanGate, Stockton Rush, que estava no submarino, tentava resolver a falha dos propulsores.
SUBMARINO DA OCEANGATE
Em entrevista à BBC, a passageira Reneta Rojas disse que estava sem esperanças: "Você sabe o que eu estava pensando, não vamos conseguir".
Apesar do susto desesperador, esse viagem do submarino acabou bem. A tripulação conseguiu reprogramar o controle que comandava o submersível e corrigir sua direção.
No documentário, o CEO Rush admite que, na construção do submarino Titan, ele havia "quebrado algumas regras".