Na manhã desta quinta-feira (6), faleceu Zé Celso Martínez aos 86 anos, em São Paulo. O diretor e dramaturgo era considerado um gênio para as artes no Brasil.
Ele estava internado após ter 53% do corpo queimado em um incêndio no apartamento. Sedado e intubado, Zé Celso estava na UTI e o quadro era estável.
Além dele, mais três pessoas e um cachorro estavam no imóvel. O único que sofreu queimaduras mais severas foi Zé, que estava dormindo na cama.
O marido, Marcelo Drummond, estava presente e não sofreu nada grave. O diretor estava sob observação após inalarem fumaça.
ZÉ CELSO E MARCELO
Há um mês, no dia 06 de junho, o casal resolveu oficializar o casamento e receberam amigos famoso e os familiares. A cerimônia aconteceu no Teatro Oficina, lugar sagrado e lendário para Zé e o Brasil.
Foi ele que fundou a companhia e logo depois o espaço para montar peças que fizeram muito sucesso no país.
Zé e Marcelo estavam juntos há 37 anos e se conheceram em 1986. Questionado o motivo de ter casado após tanto tempo, o dramaturgo foi sincero ao dizer que a decisão foi para que Marcelo tivesse os direitos legais após sua morte.
INCÊNDIO NO APARTAMENTO DE ZÉ CELSO
O imóvel que morava pegou fogo na manhã da última terça-feira (4). Além dele, mais três pessoas também estavam no local e tiveram ferimentos leves e inalaram muita fumaça.
O dramaturgo estava dormindo quando o incêndio começou, e as investigações estão acontecendo para saber qual o motivo. Mas suspeita-se de que tenha sido o aquecedor do quarto.
Zé Celso teve 53% do corpo queimado e estava sedado e intubado na UTI do hospital, em São Paulo. O quadro era considerado grave, mas estável.
Quem foi Zé Celso Martinez?
Zé Celso nasceu em 30 de março de 1937, em Araraquara. Ele foi diretor, dramaturgo, ator, e encenador de muito sucesso no teatro brasileiro.
Nos palcos, iniciou em 1950 e se consolidou 10 anos depois. Ele liderou o Teatro Oficina, grupo teatral que foi conhecido por fazer trabalhos irreverentes e inovadores.
Durante a Ditadura-Militar, especificamente em 1974, Zé Celso foi preso e exilado em Portugal. Ele só retornou ao país cinco anos depois.
Zé Celso é prestigiado também por ter dirigido e adaptando peças de muito sucesso com grandes artistas.
Além do teatro, ele também fez alguns trabalhos no cinema, como em 'Encarnação do Demônio' (2007), de José Mojica.
Há um mês, Zé Celso e Marcelo Drummond oficializaram o casamento em uma belíssima cerimônia que reuniu muitos famosos. Os dois estavam juntos há 37 anos.
*Com informações do Jornal OGlobo