Publicado em 11/07/2023 às 22:23
| Atualizado em 14/11/2023 às 16:15
Escrever manual é fácil. Difícil é ter ações que mostrem todo o esforço, comprometimento e resultados. Nesta terça (11), o grupo JCPM lançou o relatório de ASG - sigla responsável pelas áreas de ambiental, social e governança de 2022.
Nada mais é do que a sistematizações de série de atividades do grupo - presente em PE, CE, SE e BA - com braço de shopping center, empreendimento imobiliário, sistema de comunicação e, claro, compromisso social. Trabalho iniciado em 1989 na Serra do Machado, terra onde nasceu o fundador do grupo, João Carlos Paes Mendonça, com a Fundação Pedro Paes Mendonça.
Primeiro trabalho de ASG foi a Fundação Pedro Paes Mendonça
Na verdade, o primeiro empreendimento foi um lar do idosos, construído e gerido pelo grupo por uma inquietação do genitor do empresário, Pedro Paes Mendonça. "Meu pai nem conhecia essas letrinhas, mas já se preocupava em cuidar das pessoas, sobretudo, os seus conterrâneos", disse.
Visivelmente emocionado, João Carlos Paes Mendonça acredita que esse é o momento de espalhar essa onda. “Saio diferente do que entrei. Mais orgulhoso por tudo que foi apresentado e divulgado aqui. Essas ações me enchem de alegria porque é prova de muita dedicação. Nós fizemos alguma coisa, mas pretendemos fazer mais e melhor. E chamamos vocês hoje aqui para que todos integrem nesse projeto coletivo“.
Jaime de Queiroz abre a noite com balanço do grupo
O presidente executivo do JCPM Shopping Center, Jaime de Queiroz Lima Fillho, abriu a noite com uma explicação das atividades do grupo e os braços de compromisso social, ambiental e de governança. Ele pontuou o que levou a montar e divulgar o relatório. "Nosso grupo atua em quatro setores, gerando 3,4 mil empregos e 40 mil oportunidades indiretas de trabalho", explicou.
O relatório foi fruto de um trabalho incansável da diretora de compromisso social, Lúcia Pontes, que comandou seu time para dividir e catalogar as ações, apresentando os melhores resultados e experiências no setor. "Trata-se de um estudo baseado em dados para entender o impacto na comunidade", explicou Jaime. O trabalho também teve o processo de escuta interna e suas conexões com a sociedade.
São ações na área de oportunidade com escolas, cursos e aulas, além de compromisso com as energias renováveis, central de resíduos e compliace antidiscriminatório. "Todos inspirados e de acordo com as ODS prescritas pela ONU", citou o presidente executivo.
JCPM tem nova diretora
Com os números referentes a pessoas, aproveitou-se o marco do lançamento para apresentar a nova diretora do grupo JCPM, Carla Seixas. Ela vai responder a diretoria de comunicação corporativa do grupo, trabalho que já havia exercendo com maestria na gerência.
Noite contou com palestra de Lisiane Lemos
Lisiane Lemos, a secretária de inclusão digital do Rio Grande do Sul - veio a convite do grupo conhecer o trabalho e palestrar sobre o tema que domina bem: inclusão, inovação e como tocar as pessoas para fazerem também parte desse ecossistema de autoajuda.
"Eu li todas as 75 páginas do relatório do grupo e me tocou as condições, obstinação e compromisso em continuar fazendo mais e melhor", começou no seu discurso.
A advogada - que já teve passagens pela Google e Microsoft - também destacou alguns números como 19% dos resíduos são reciclados na cooperativa e 720h de conteúdo foram pensados em inovação no grupo com ferramentas para o colaborador.
Ela também salientou os cuidados em mensurar os dados do consumo de energia com a tentativa de chegar no carbono zero. "Compensado de forma natural e genuína", citou. Além do cuidado com a saúde mental, água, gênero e raça".
Lisiane fez questão de trazer o holofote para o compromisso da liderança em querer fazer dar certo. "Para termos sucesso no ASG, basta, claro, recursos e que a liderança saiba de trás pra frente o manifesto. Percebi que a ideia foi comprada por todos. É recorrente. O primeiro escalão está decidido a dar certo", detalhou.
Num trabalho como esse, é muito mais do que escutar, consolidar, analisar e publicizar. "É preciso ensinar a receitar e fazer ecoar esses mandamentos para mais e mais pessoas terem vez, voz e presença".