Faleceu nesta terça-feira (15) a atriz Léa Garcia, aos 90 anos. As informações foram confirmadas pelos familiares através das redes sociais.
Léa estava participando do Festival de Gramado e receberia o Troféu Oscarito pela imensa contribuição na televisão e cinema no Brasil.
"É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado no Festival de Gramado da nossa amada Léa Garcia", escreveram no Instagram.
LÉA GARCIA CARREIRA
A atriz nascida no Rio de Janeiro teve a vida transformada quando começou a se envolver com o teatro.
Ela conheceu o dramaturgo e escritor Abdias Nascimento, e teve a vida mudada pela arte. Foi então que começou a fazer teatro no Teatro Experimental do Negro.
Mas foi no cinema e televisão que se tornou mais conhecida. Em 1959 protagonizou 'Orfeu Negro', filme indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.
A atriz encantou o Festival de Cannes na época, e foi indicada a Melhor Atriz pelo trabalho.
Na televisão, fez diversas novelas importantes, como Selva de Pedra (1972), Escrava Isaura (1976), Xica da Silva (1996), Suva Veneno (1999).
O último trabalho na televisão foi na série 'Independências (2022). Nas novelas, estava sendo cotada para o remake de Renascer, que está sendo escrita por Bruno Luperi.