Uma notícia arrebatou a internet durante a noite do último domingo (21). O icônico apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, entrou na fila para receber um transplante de coração após agravamento em seu quadro de saúde.
A situação de Faustão, que encerrou seus trabalhos na Band em junho, vem gerando comoção e dúvidas nas redes sociais.
O QUE ACONTECEU COM FAUSTÃO? ENTENDA ESTAO DE SAÚDE DO APRESENTADOR
Faustão está internado desde o dia 5 de agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a um quadro de insuficiência cardíaca, condição que já vinha sido monitorada desde 2020.
A situação, no entanto, se agravou nos últimos dias, o que gerou, de acordo com o entendimento da equipe médica que acompanha o apresentador, a necessidade de um transplante do coração.
Enquanto isso não acontece, Faustão está sob cuidados intensivos, passando por diálise e necessitando de medicamentos que auxiliem no bombeamento do coração.
Veja a nota emitida pelo Hospital Albert Einstein:
"Em 05 de agosto, Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein para tratamento de insuficiência cardíaca, condição que vem sendo acompanhada desde 2020. Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso"
FAUSTÃO DIVULGA VÍDEO TRANQUILIZANDO FÃS
Na última sexta-feira (18), ainda antes de receber a notícia sobre a necessidade de um transplante para o coração, Faustão divulgou um vídeo nas redes sociais, tranquilizando os fãs sobre o seu estado de saúde e desmentindo Fake News que noticiavam sua morte.
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: ENTENDA O QUADRO DE FAUSTÃO
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração tem sua capacidade de bombear sangue para o restante corpo reduzida ou comprometida, não o fazendo de forma a suprir as necessidades do corpo humano, o que pode gerar o acúmulo de fluido nas pernas, pulmões e outros tecidos.
Segundo a Medtronic, essas são algumas das causas, sintomas e fatores de risco mais comuns para a insuficiência cardíaca:
CAUSAS
- Doença arterial coronariana
- Ataque cardíaco anterior (infarto do miocárdio)
- Pressão alta (hipertensão)
- Valvulopatias
- Doença cardíaca congênita (condição desde o nascimento)
- Cardiomiopatia (coração aumentado)
- Endocardite
- Miocardite (infecção do coração)
- Diabetes
SINTOMAS
- Falta de ar
- Inchaço dos pés e pernas
- Falta de energia, sensação de cansaço
- Dificuldade de dormir à noite devido a problemas respiratórios
- Abdômen inchado ou mole, perda de apetite
- Tosse com muco "espumoso" ou catarro
- Aumento da micção durante a noite
- Confusão
- Memória prejudicada
FATORES DE RISCO
- Pressão alta (hipertensão)
- Ataque cardíaco (infarto do miocárdio)
- Válvulas cardíacas anormais
- Aumento do coração (cardiomiopatia)
- Histórico familiar de doença cardíaca
- Diabetes