O apresentador Faustão foi incluído na fila de transplante cardíaco do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Hospital do Coração, cerca de 40 mil pessoas aguardam o órgão no Brasil.
LEIA NESTA MATÉRIA:
- FILA DE ESPERA DE TRANSPLANTE DE CORAÇÃO
- QUAL É A DOENÇA DE FAUSTÃO
- ESTADO DE SAÚDE DE FAUSTÃO
FILA DE ESPERA DE TRANSPLANTE DE CORAÇÃO NO BRASIL
Segundo o HCor, Fausto Silva poderá esperar de 12 a 18 meses por um coração novo.
A fila é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A fila de prioridade leva em conta o tipo sanguíneo e gravidade do caso.
A localidade do paciente é outro fator importante, porque dependendo do prazo, pode ser necessário um avião para o transporte até o destino. Outro fator de prioridade é a idade. Crianças têm prioridade, sem elas doadoras ou receptoras do coração.
O QUE ACONTECEU COM FAUSTÃO?
Fausto Silva está internado no Albert Einstein, em São Paulo, desde 5 de agosto, com insuficiência cardíaca. O apresentador deixou o comando do programa na Band, após um ano e meio no ar.
Em nota, assinada pelos médicos Fernando Bacal e Miguel Cendoroglo Neto, a condição de Faustão é de conhecimento médico desde 2020.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESTADO DE SAÚDE DE FAUSTÃO
Veja a nota a seguir:
"Em 05 de agosto, Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein para tratamento de insuficiência cardíaca, condição que vem sendo acompanhada desde 2020.
Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração.
Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso".
FAUSTÃO GRAVA VÍDEO
No sábado (19), Fausto Silva publicou um vídeo nas redes sociais, onde afirmou esperar em tratamento de uma definição para qual cirurgia seria submetido.
“Eu estou ainda tratamento, e eles [médicos] vão decidir que tipo de cirurgia podem fazer. Eu peço que quem goste de mim, reze por mim”, disse Faustão em vídeo.
O apresentador também elogiou a equipe médica que o acompanha no hospital. Por fim, elogiou a família. “Minha família é maravilhosa, uma mulher extraordinária e, com tudo isso, quem decide é o chefe lá em cima”
O vídeo foi publicado nas redes sociais do filho, João Guilherme.