O apresentador Fausto Silva, o Faustão, segue internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele possui um quadro de insuficiência cardíaca e não tem previsão de alta. Faustão ainda foi colocado na lista de transplante de coração.
Assim, Faustão aguarda o transplante na fila do SUS - Sistema Único de Saúde. O tempo de espera no Brasil para esse tipo de procedimento é de 12 a 18 meses.
São Paulo, por exemplo, tem 40 mil pessoas na fila do transplante. Faustão, mesmo sendo prioridade, tem que respeitar essa fila do SUS, que é o único meio.
Faustão pode fazer transplante nos Estados Unidos? Veja valores
Um dado que chamou a atenção é que Faustão, se quisesse, poderia fazer o transplante fora do Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, ele poderia fazer o procedimento, mas teria que ficar em fila, que demora menos do que no Brasil - cerca de 5 meses.
O valor é que seria assustador: algo em torno de R$ 8,1 milhões, levando em consideração a cotação do dólar e os valores pagos dos seguros de saúde.
Faustão passa por diálise
Faustão passa por diálise no Albert Einstein, segundo revelação do próprio hospital em boletim. Confira:
"O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração", dizia o boletim.