Neste domingo (27), o coração recém-adquirido para o transplante do apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, chegou ao Hospital Albert Einstein, localizado em São Paulo.
A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição, segundo nota divulgada pelo hospital.
Desde o dia 5 de agosto, o apresentador havia sido admitido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, onde estava sendo tratada uma condição de insuficiência cardíaca, ao mesmo tempo que estava sob cuidados de diálise. Diante dessa situação, ele foi incluído na lista de espera para um transplante cardíaco.
Devido à gravidade do seu estado de saúde, o apresentador estava classificado como uma prioridade alta na fila de espera por um transplante, o que se refletiu na velocidade com que um novo coração foi disponibilizado para ele.
O QUE É INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?
A insuficiência cardíaca é um distúrbio em que o coração bombeia sangue de forma inadequada, causando redução do fluxo sanguíneo e refluxo (congestão) do sangue nas veias e pulmões, além de outras alterações que podem aumentar a debilidade do coração.
TIPOS
A insuficiência pode ser considerada sistólica, quando existe déficit de contração e/ou diastólica, na presença de alteração de relaxamento das câmaras cardíacas, além disso, pode acometer os ventrículos esquerdo e/ou direito.
CAUSAS
A insuficiência cardíaca é considerada a via final comum das agressões sobre o coração e neste contexto, os fatores de risco cardiovasculares estão diretamente relacionados quer seja de forma independente, como a hipertensão arterial ou em conjunto (diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, dislipidemia, sedentarismo).
SINTOMAS
Os sintomas da insuficiência cardíaca incluem:
- Falta de ar
- Fadiga
- Pernas inchadas
- Batimentos cardíacos acelerados
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da insuficiência cardíaca é clínico, através da história contada pelo paciente de intolerância aos esforços, falta de ar ao deitar e inchaço nos membros inferiores ou abdome, aliado aos achados do exame físico de acúmulo de sangue nos pulmões e no organismo como um todo.
TRATAMENTO
O tratamento pode incluir a ingestão limitada de sal e de líquidos, bem como o uso de medicamentos com prescrição.
Em alguns casos, pode ser implantado um desfibrilador ou marca-passo.