O fenômeno da Superlua Azul acontece nesta quarta-feira (30). Durante esse raro evento, que não ocorrerá novamente em pelo menos uma década, a Lua apresentará um aspecto maior e mais brilhante devido à sua maior proximidade com a Terra.
O QUE É UMA SUPERLUA?
As Superluas ocorrem quando a Lua atinge seu perigeu, ou seja, o ponto mais próximo de nosso planeta em sua órbita elíptica.
Esse fenômeno faz com que a Lua pareça cerca de 14% maior do que quando está em seu apogeu, além de parecer mais luminosa. Essa ilusão de maior tamanho e brilho ocorre devido à sua maior proximidade com a Terra.
A última ocorrência de uma Superlua Azul foi em dezembro de 2009, e a próxima após a de hoje está prevista para acontecer em março de 2037.
QUANDO OBSERVAR A SUPERLUA AZUL
A Superlua Azul será visível nesta quarta-feira, dia 30 de agosto. O momento ideal para contemplar esse espetáculo será às 22h36 (horário de Brasília).
A Lua estará a apenas 357.344 quilômetros de distância da Terra nesse dia. Vale lembrar que a distância média entre nosso planeta e a Lua é de aproximadamente 384.400 quilômetros.
Explore Mais sobre a Superlua Azul 2023
Acompanhe a Transmissão Ao Vivo da Superlua
O canal Pedalando com a Ciência no YouTube estará realizando uma transmissão ao vivo da Superlua Azul. Sintonize abaixo: