Pedra na vesícula define-se como um conjunto de substâncias que se depositam na vesícula biliar com o aspecto de pequenas pedras, causando alguns sintomas como dor no lado direito ou na parte central do abdômen, abaixo do esterno, dor de costas (lado direito), náuseas e vômitos.
A vesícula biliar é um órgão em forma de saco que se localiza por baixo do fígado, no lado direito do abdômen e que tem como função principal armazenar a bile e descarregá-la no duodeno durante a digestão.
LEIA TAMBÉM: COMO TIRAR MANCHA DA PELE? Veja RECEITAS e DICAS PARA REMOVER MANCHAS
QUAL A CAUSA DE CÁLCULOS BILIARES?
Quando o fígado secreta colesterol em excesso, a bile fica saturada. O excesso forma partículas sólidas (cristais de colesterol). Esses cristais microscópicos se acumulam na vesícula biliar, onde se agrupam e formam os cálculos biliares.
Alguns fatores de risco são:
- ser do sexo feminino,
- ter que 60 anos,
- obesidade,
- gravidez,
- consumo de gorduras,
- diabetes,
- histórico familiar de cálculos,
- uso de medicação para baixar colesterol, etc.
LEIA TAMBÉM: SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE: Veja PRINCIPAIS SINAIS da INTOLERÂNCIA À LACTOSE
QUAIS OS SINTOMAS?
Em muitas pessoas, o cálculo biliar pode não causar qualquer sintomatologia. Não se devem confundir os cálculos com pólipos vesiculares. Estes últimos são originados na mucosa (revestimento interno) da vesícula e, à semelhança dos pólipos do cólon, podem ter potencial maligno.
A dor na vesícula é o sinal mais latente. Às vezes pode ser confundida com dor de estômago e pode durar de minutos a várias horas, sendo caracterizada do seguinte modo:
- Dor forte no lado direito ou na parte central do abdômen, abaixo do esterno;
- Dor nas costas do lado direito, entre as omoplatas ou no ombro direito;
- Náuseas e vômitos.
Estes sintomas podem suceder-se ao longo do tempo com periodicidade que varia de dias a meses – a chamada “crise de vesícula”.
Sinais e sintomas de alerta para procurar atendimento médico urgente:
- Dor tão intensa que não deixa o doente permanecer quieto;
- Aparecimento de cor amarela nos olhos ou pele (icterícia), urina escura ou fezes claras;
- Febre alta e arrepios.
Diante da suspeita de cálculos ou pólipos vesiculares, o médico pode prescrever uma ecografia que demonstre os cálculos, pólipos ou outras doenças da vesícula. Este exame pode necessitar o complemento de outros, como a ressonância magnética ou análises sanguíneas.
Vale lembrar que este artigo tem caráter apenas informativo e não diagnóstico, não substituindo o acompanhamento médico regular.