A infecção urinária corresponde à presença de bactérias em qualquer parte do sistema urinário (rins, ureteres e bexiga). De acordo com a localização, a infecção recebe nomes diferentes. No caso do rim designa-se de pielonefrite, da bexiga, cistite e da uretra denomina-se de uretrite.
De um modo geral, os microrganismos alcançam o sistema urinário a partir do exterior, pela uretra ou, mais raramente, a partir do sangue e instalam-se a nível dos rins. As bactérias que alcançam as vias urinárias, por norma, são rapidamente removidas antes de causarem infecção pela própria eliminação de urina e pelas defesas do organismo.
Quando isso não acontece, os sintomas de infecção tornam-se evidentes. Saiba mais abaixo.
LEIA TAMBÉM: 7 CHÁS PARA PARAR A TOSSE IMEDIATAMENTE: REMÉDIOS CASEIROS PARA ACABAR COM A TOSSE SECA
SINTOMAS DE INFECÇÃO URINÁRIA
São mais comuns nas mulheres, dada a maior proximidade da uretra feminina com o ânus e com a vagina e dado o fato de ser uma uretra muito mais curta do que a masculina, o que permite que os microrganismos alcancem mais facilmente a bexiga
As crianças, sobretudo as do sexo masculino até um ano de idade, também apresentam uma elevada prevalência de infecção a nível renal, devido à presença de refluxo vesico uretral.
VEJA TAMBÉM: VITAMINAS PODEROSAS PARA CABELO COM FRAQUEZA: SAIBA O QUE TOMAR PARA EVITAR QUEDA DO CABELO
Os principais sintomas que a infecção urinária provoca são:
- Ardor ou dor ao urinar
- Ocorrência de micções frequentes e em pequena quantidade
- Vontade urgente e frequente de urinar
- Urina com cheiro fétido
- Alterações na sua cor
- Dificuldade em iniciar a micção
- Eliminação de sangue na urina
- Dor na parte inferior do abdômen
- Febre
- Calafrios
- Dor lombar
- Náuseas
- Vômitos
A maioria não apresenta gravidade significativa. Excetuam-se as que envolvem os rins e que requerem cuidados especiais. A lesão do rim na sequência de uma infeção urinária pode causar cicatrizes renais, hipertensão arterial ou mesmo insuficiência renal.
QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS DA INFECÇÃO URINÁRIA?
- Gravidez
- Diabetes
- Obstrução urinária
- Hábitos de higiene inadequados
- Inserção de objetos estranhos
- Período menstrual
- Doenças neurológicas
- Infecções sexualmente transmissíveis
A presença de anomalias no aparelho urinário também tende a aumentar o seu risco. Os microrganismos responsáveis variam em função do local onde a infeção é adquirida. Quando ela ocorre num doente não hospitalizado, o agente mais comum é a Escherichia coli (cerca de 80% dos casos) e alguns estafilococos.
Em doentes hospitalizados ou institucionalizados, estas bactérias também podem ser as responsáveis, mas surgem outras mais agressivas e, por isso, de tratamento mais complexo. Nestes pacientes surgem também infeções urinárias causadas por fungos.