Vitamina B12 injetável

INJEÇÃO DE VITAMINA B12: quando tomar a VITAMINA B12 injetável? Veja para que serve, quais os BENEFÍCIOS e os EFEITOS COLATERAIS da VITAMINA B12 injetável

Você sabia que a vitamina B12 também pode ser injetável? Veja em quais casos ela é indicada e quais são os possíveis efeitos colaterais

Cadastrado por

João Carneiro

Publicado em 13/09/2023 às 11:01 | Atualizado em 13/09/2023 às 11:03
Confira todas as informações sobre a injeção de vitamina B12 - Foto: Freepik

A vitamina B12 injetável, também conhecida como hidroxicobalamina, representa uma forma sintética da vitamina B12, que é também denominada cobalamina.

Devido à sua capacidade de absorção otimizada, a vitamina B12 injetável é considerada um método eficaz para elevar os níveis de vitamina B12 no corpo.

A importância da vitamina B12 reside em seu papel constituinte das hemácias, ou seja, das células sanguíneas responsáveis pelo transporte do oxigênio por todo o organismo.

PARA QUE SERVE A VITAMINA B12 INJETÁVEL?

A deficiência de vitamina B12 pode resultar em anemia perniciosa, que pode ocorrer devido a inadequada ingestão nutricional ou problemas de absorção.

Na segunda situação mencionada, a administração de vitamina B12 por meio de injeções é necessária para corrigir essa deficiência.

EM QUE CASOS A VITAMINA B12 INJETÁVEL É INDICADA?

A vitamina B12 injetável é indicada além do tratamento da anemia, para abordar as seguintes condições:

ONDE ENCONTRAR E COMO TOMAR A VITAMINA B12 INJETÁVEL?

Para obter a vitamina B12 injetável, é preciso ir à farmácia e apresentar uma receita médica. Os nomes comerciais mais comuns são Rubranova ou Cronobê.

Cada ampola tem 2,5 ml e 5000 UI de concentração. A aplicação deve ser feita por um profissional de saúde no músculo do bumbum. A quantidade depende da avaliação médica e das condições de cada pessoa.

POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS DA VITAMINA B12 INJETÁVEL

Algumas pessoas que usam a vitamina B12 injetável podem apresentar efeitos colaterais, dependendo da frequência e da dose. Os mais comuns são coceira na pele ou diarreia, especialmente se for a primeira vez ou se houver um longo intervalo entre as aplicações.

No entanto, existem situações em que a injeção pode causar reações graves, que exigem a interrupção do uso e a consulta médica. Entre elas, estão:

ATENÇÃO!

Não negligencie sua saúde! Em casos de sintomas aparentes, busque por ajuda médica.

FONTE: Mundo Boa Forma

Tags

Autor