A pressão alta, também chamada de hipertensão, é uma doença caracterizada pela média da pressão arterial frequentemente acima de 140 por 90mmHg. Essa condição ataca, de forma direta, o coração, olhos e principalmente os vasos sanguíneos.
A longo prazo, a pressão alta pode ocasionar em doenças cardiovasculares, como infarto, AVC, entre outras. Por isso, é necessário manter o quadro controlado por meio de hábitos saudáveis.
No Brasil, a hipertensão é considerada muito comum, com cerca de 2 milhões de casos por ano. Tanto o tratamento quanto o diagnóstico são feitos com acompanhamento médico.
Sintomas de pressão alta
A pressão alta é considerada uma doença silenciosa, já que costuma não apresentar sintomas. Contudo, o corpo pode expressar sinais como:
- Tontura;
- Dor de cabeça, principalmente na nuca;
- Náuseas;
- Pontos brilhantes na visão;
- Mal-estar;
- Vômitos.
Causas da pressão alta
Existem várias causas para a pressão alta, como genética, sedentarismo, dieta rica em sal, obesidade, tabagismo, entre outros.
É recomendado que o paciente que tiver hipertensão mantenha hábitos saudáveis como dieta e exercícios físicos. Pensando nisso, existem alguns chás que ajudam a regular o nível da pressão arterial. Confira.
Chá para pressão alta caseiro
Chá de hibisco
O chá de hibisco consegue reduzir a pressão arterial por conta das antocianinas.
Como fazer: coloque o hibisco no interior da xícara e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Coe e beba de 1 a 2 vezes por dia.
Chá de cavalinha
O chá de cavalinha consegue regular a pressão por ser responsável pelo aumento e eliminação de urina, fator comum de quem tem hipertensão.
Como fazer: ponha as folhas de cavalinha na água fervente e deixe de 5 a 10 minutos. Misture, coa e beba morno de 2 a 3 vezes por dia.
Chá de valeriana
Com propriedades relaxantes, o chá de valeriana ajuda a melhorar a circulação sanguínea.
Como fazer: coloque a raiz da valeriana em água fervente, de 5 a 10 minutos. Coe e beba de 2 a 3 vezes ao dia. Caso cause sonolência, beba apenas antes de dormir.