A dor de estômago é um sintoma que atinge principalmente a região interior do abdômen e a parede muscular. A condição varia de intensidade de acordo com o quadro de cada paciente.
A dor de estômago possui causas comuns, mas também pode ser um alerta de algum problema de saúde. Por isso, é necessário ficar atento com a duração do caso e, se persistir, lembre-se de procurar um médico.
Confira abaixo quais são as possíveis causas para a dor de estômago e veja também remédios caseiros para esta condição.
Causas da dor de estômago
As causas mais comuns da dor de estômago são:
- Gastrite;
- Má digestão;
- Esofagite.
Já em casos mais graves, a dor de estômago pode indicar:
- Pedras na vesícula;
- Câncer;
- Pancreatite;
- Infarto no miocárdio.
Remédio caseiro para dor de estômago
Suco de batata
O suco de batata ajuda a neutralizar a acidez estomacal, aliviando a dor de estômago que pode ser gerada pela gastrite ou refluxo.
Como fazer: lave e descasque uma batata. Coloque ela e 100ml de água em um liquidificador e bata. Beba a mistura homogênea coada.
Chá de artemísia
O chá de artemísia funciona como uma medida caseira para aliviar a dor de estômago por conta das suas propriedades digestivas, anti-inflamatórias, calmantes e antiespasmódicas.
Como fazer: ferva 1 litro de água e coloque as folhas de artemísia após desligar o fogo. Deixe descansando por 10 minutos, coe e beba. Consuma de 2 a 3 xícaras por dia.
Água com bicarbonato
A água com bicarbonato de sódio diluído possui ação que neutraliza os ácidos gástricos estomacais.
Como fazer: dissolva 1 colher de café de bicarbonato de sódio em pó em 250ml de água. Beba em seguida.
Chá de dente-de-leão
O chá de dente-de-leão alivia a dor no estômago por conta das suas ações anti-inflamatórias, digestivas e antiespasmódicas. Sintomas como má digestão, estufamento e gases são aliviados.
Como fazer: ferva 200ml de água e, após isso, apague o fogo. Coloque as folhas de dente-de-leão e tampe por 10 minutos. Coe e beba morno até 3 xícaras por dia.