O abacate tem conquistado cada vez mais o público que busca uma alimentação saudável. Isso porque seus benefícios têm sido amplamente divulgados.
4 CHÁS NATURAIS para AUMENTAR a IMUNIDADE
Benefícios do abacate
Regulação do colesterol
A gordura monoinsaturada no abacate ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, reduzindo o LDL e aumentando o HDL.
Prevenção do envelhecimento precoce
Rico em antioxidantes, o abacate protege contra danos dos radicais livres, ajudando a manter uma pele saudável e jovem.
Favorece a massa muscular
Rico em fibras, potássio e gorduras benéficas, o abacate contribui para a recuperação muscular após atividades físicas intensas, melhorando a absorção de proteínas.
>> Veja benefícios do chá de caroço de abacate
Rico em nutrientes
É uma fonte rica de vitaminas (A, B, D, E), minerais, proteínas e fibras, além de conter ácidos graxos benéficos para o coração.
Estimula a função cerebral
Gorduras saudáveis e antioxidantes no abacate promovem o bom funcionamento do cérebro, favorecendo a memória e prevenindo doenças como o Alzheimer.
Apoio na perda de peso
Os ácidos graxos, fibras e fitoesteróis no abacate promovem a sensação de saciedade, auxiliando na perda de gordura. Porém, deve ser consumido com moderação.
Quais são os benefícios de comer abacate à noite?
Reduz o cortisol (hormônio do estresse)
A glutationa, antioxidante presente no abacate, ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, o potássio e o lítio contribuem para o controle da ansiedade, promovendo uma boa noite de sono.
Protege as articulações
A ação anti-inflamatória do abacate o torna um aliado na prevenção de doenças articulares, como a artrite e a artrose. Os minerais presentes, como zinco, fósforo, cobre, cálcio e selênio, também fortalecem os ossos e reduzem o risco de osteoporose.
Melhora a sensibilidade à insulina
Um composto chamado AvoB, encontrado no abacate, auxilia na oxidação das gorduras, melhorando a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina, o que é benéfico para pessoas com diabetes tipo 2.