O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, deu entrada na última segunda-feira (18) no hospital Albert Einstein, na capital paulista, para fazer exames no coração.
O comunicador passou por um transplante cardíaco no final do mês de agosto, após aguardar por um doador na fila administrada pelo Sistema Público de Saúde (SUS).
FAUSTÃO INTERNADO? NOVO BOLETIM MÉDICO ATUALIZA ESTADO DE SAÚDE
De acordo com boletim médico, o retorno do apresentador ao hospital é um “protocolo de rotina” para avaliar o funcionamento do órgão.
Faustão foi submetido a um transplante de coração em 27 de agosto e ficou internado até o último dia 10.
"O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 18 de setembro para a realização de exames pós-transplante cardíaco. Trata-se de protocolo de rotina que avalia o funcionamento do coração e se há indícios de rejeição”, diz o boletim médico.
QUEM É O DOADOR DE FAUSTÃO?
Em vídeo publicado no dia 31 de agosto, o apresentador Faustão revelou a identidade do seu doador de coração e agradeceu aos familiares do homem.
"Sou eternamente grato ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo. Eu fico emocionado. Ele me deixou a chance de viver de novo. Agradecer ao irmão do Fábio, a Jaqueline, a viúva Vou agradecer sempre", disse Faustão.
"Espero um dia pessoalmente agradecer. É de uma generosidade que me emociona e me motiva. A única coisa que eu prometo é honrar a memória do seu filho, fazendo só coisas boas para você ter cada vez mais orgulho", completou.
Com informações da Agência Brasil.
O QUE É INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?
A insuficiência cardíaca é um distúrbio em que o coração bombeia sangue de forma inadequada, causando redução do fluxo sanguíneo e refluxo (congestão) do sangue nas veias e pulmões, além de outras alterações que podem aumentar a debilidade do coração.
TIPOS
A insuficiência pode ser considerada sistólica, quando existe déficit de contração e/ou diastólica, na presença de alteração de relaxamento das câmaras cardíacas, além disso, pode acometer os ventrículos esquerdo e/ou direito.
CAUSAS
A insuficiência cardíaca é considerada a via final comum das agressões sobre o coração e neste contexto, os fatores de risco cardiovasculares estão diretamente relacionados quer seja de forma independente, como a hipertensão arterial ou em conjunto (diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, dislipidemia, sedentarismo).
SINTOMAS
Os sintomas da insuficiência cardíaca incluem:
- Falta de ar
- Fadiga
- Pernas inchadas
- Batimentos cardíacos acelerados
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da insuficiência cardíaca é clínico, através da história contada pelo paciente de intolerância aos esforços, falta de ar ao deitar e inchaço nos membros inferiores ou abdome, aliado aos achados do exame físico de acúmulo de sangue nos pulmões e no organismo como um todo.
TRATAMENTO
O tratamento pode incluir a ingestão limitada de sal e de líquidos, bem como o uso de medicamentos com prescrição.
Em alguns casos, pode ser implantado um desfibrilador ou marca-passo.
REFERÊNCIAS
Site oficial do Ministério da Saúde - https://www.gov.br/pt-br/servicos-estaduais/tratamento-de-insuficiencia-cardiaca-1#:~:text=A%20insufici%C3%AAncia%20card%C3%ADaca%20%C3%A9%20um,aumentar%20a%20debilidade%20do%20cora%C3%A7%C3%A3o.. Acesso em 17/08/2023.
Site oficial do Hospital Albert Einstein - https://www.einstein.br/especialidades/cardiologia/doencas-sintomas/insuficiencia-cardiaca#:~:text=A%20insufici%C3%AAncia%20card%C3%ADaca%20%C3%A9%20uma,de%20vida%20e%20a%20sobrevida. Acesso em 17/08/2023.