É preciso ficar atento aos níveis de açúcar no sangue, conhecidos como glicemia, pois os riscos podem afetar tanto não diabéticos quanto diabéticos. Para que isso não aconteça é normalmente recomendado mudanças nos hábitos alimentares.
Desta forma, existem alguns legumes que podem auxiliar no controle da glicose no organismo.
RISCOS DO AÇÚCAR NO SANGUE
O aumento dos níveis de açúcar no sangue pode trazer diversos riscos para a saúde, sendo o mais conhecido a diabetes, uma doença que pode prejudicar a saúde do organismo de diversas formas e também não tem cura.
A glicemia alta também é conhecida como pré-diabetes, momento em que a doença ainda pode ser revertida. Isso acontece quando os níveis de glicose estão entre 100 e 125 mg/dl em uma pessoa em jejum.
Fique atento aos sintomas da glicemia alta no organismo:
- cansaço e falta de energia;
- fome frequente;
- perda de peso;
- visão embaçada;
- infecções frequentes;
- dificuldade de cicatrização;
- mau hálito;
- vontade de urinar com frequência.
QUAIS LEGUMES QUE CONTROLAM O AÇÚCAR NO SANGUE
É importante se prevenir da glicose alta no organismo, e mesmo para pessoas que já tem diabetes, é necessário o controle para que a doença não se agrave.
Segundo o Catraca Livre, veja quais são os legumes que podem ajudar a controlar o açúcar no sangue:
Cenoura:
A cenoura é rica em betacaroteno, um antioxidante que regula os níveis de açúcar no organismo, auxiliando na produção de células pancreáticas responsáveis pela produção da insulina no organismo.
Brócolis:
O brócolis é rico em fibras, substância que não é absorvida pelo organismo, tendo também em sua composição o sulforafano, que ajuda a controlar a resistência à insulina e os níveis de glicose.
Abobrinha:
A abobrinha possui baixo índice glicêmico, além de ser rica em fibras, tornando-se uma otima opção para substituir carboidratos da deita.
Berinjela:
A berinjela contém substâncias clorogênicas que podem regular a glicose no organismo. Além disso, é rica em fibras e possui baixo índice glicêmico, sendo um ótimo legume para incluir na dieta.
Couve-flor:
A couve-flor é rica em vitamina A e vitamina K, sendo pobre em carboidratos, o que auxilia em uma dieta com baixos índices glicêmicos.
Vale lembrar que os legumes, acompanhados de uma dieta equilibrada, têm a função de controlar os níveis de glicose no organismo e não podem reduzir o açúcar no sangue. Antes de fazer mudanças bruscas na dieta, é importante buscar ajuda de um nutricionista ou médico especializado.
DIABETES? Aprenda 3 CHÁS para baixar a GLICOSE no SANGUE: