A falta de vitamina D no organismo é uma das deficiências mais comuns de acontecer. Geralmente, é causada pela carência de exposição solar, alimentação inadequada e até mesmo a dificuldade do organismo absorver o nutriente.
A deficiência de vitamina D pode acontecer em qualquer pessoa, em qualquer idade, porém, é mais recorrente em idosos devido à exposição solar reduzida, mesmo tendo necessidades mais altas.
Pessoas que apresentem mais melanina, ou com doenças renbais e hepáticas, apresentam maior dificuldade em absorver a vitamina, tanto por exposição quanto por alimentação. Desta forma, existe o aumento na probabilidade da deficiência deste nutriente ser mais recorrente, necessitando de prevenção para que o problema não seja agravado.
Como se expor ao sol de forma segura?
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA FALTA DE VITAMINA D?
Alguns grupos de pessoas podem apresentar uma condição chamada "síndrome de má absorção", que dificulta a absorção de gorduras e outros compostos lipossolúveis (que é o caso da vitamina D). A falta de vitamina D no organismo é prejudicial e pode causar diversos problemas ao organismo; confira quais são os principais sintomas:
- Fraqueza;
- Espasmos musculares;
- Dor muscular;
- Dor ao andar;
- Dor óssea;
- Fragilidade óssea (principalmente na coluna vertebral, na pelve e nas pernas);
- Pernas arqueadas (joelho varo);
- Joelhos juntos (joelho valgo);
- Crescimento ósseo anômalo em crianças (desvios na coluna).
O cálcio não é absorvido pelo organismo devido a falta de vitamina D, o que pode causar fraturas ósseas ou, no caso de crianças, raquitismo ou anomalias difíceis de serem resolvidas e que prejudicam a qualidade de vida, como por exemplo a escoliose.
COMO É FEITO DIAGNOSTICO DA CARÊNCIA DE VITAMINA D?
O diagnóstico é feito através de uma análise dos sintomas da deficiência da vitamina D, que pode ser confirmada com de um exame de sangue.
Outra alternativa também é a radiografia, que ajuda a identificar características anômalas nos ossos antes de serem fisicamente perceptíveis.
TRATAMENTO PARA A DEFICIÊNCIA DA VITAMINA D
A principal forma para fazer a reposição da vitamina D, é através da exposição solar, de 10 a 15 minutos diários, durante às 10h até 15h, horário em que os raios solares não são tão intensos ou prejudiciais.
Buscar por uma alimentação saudável também é garante a vitamina D. Ela geralmente está presente em alimentos de origem animal, como ovos e peixes (principalmente salmão e atum).
Para tratamento, geralmente são indicados suplementos de via oral, mas também há a versão injetável.
No primeiro mês de tratamento são receitadas doses elevadas, que serão gradativamente reduzidas até chegar à dose recomendada pelo médico.
Este artigo é apenas para fins informativos e não substitui uma avaliação médica.
REFERÊNCIAS:
Manual MSD - https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/vitaminas/defici%C3%AAncia-de-vitamina-d. Acesso em 02/06/2023.