O TDAH é um transtorno neurobiológico, e embora seja mais comum em crianças, também ocorre em indivíduos adultos.
Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção - ABDAO, o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) atinge 5% e 8% da população.
A concentração e execução de tarefas cotidianas podem ser seriamente comprometidas pelos sintomas do TDAH, o que gera impactos na desempenho escolar, acadêmico e profissional.
Embora não tenha cura, o TDAH deve ser acompanhado por profissionais da psicologia especializados no transtorno para que o individuo consiga aprender a lidar com as dificuldades.
Veja a seguir os principais sintomas e saiba como é feito o diagnóstico de TDAH.
SINTOMAS DE TDAH
Os sintomas de pessoas com TDAH podem variar para cada indivíduo, e depende de fatores como a idade. Veja alguns dos mais comuns:
- Não concluir tarefas;
- Desatenção em tarefas do dia a dia;
- Falta de foco;
- Alterações frequentes no humor;
- Hiperatividade, ou seja, grande agitação no comportamento;
- Dificuldade de priorizar demandas;
- Esquecimentos frequentes;
- Crianças com TDAH podem ter dificuldade para seguir instruções e serem impulsivas.
CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS TDAH
Apresentar sintomas de TDAH não é suficiente para fechar um diagnóstico de TDAH, embora existam alguns sintomas comuns a pessoas com TDAH.
Esses mesmos sintomas podem aparecer em pessoas com outras condições de saúde ou mesmo em momentos específicos da vida de alguém sem nenhum transtorno.
Por exemplo, dependendo do contexto, qualquer pessoa pode se sentir sobrecarregada, com esquecimentos e com dificuldade de elencar prioridades.
Por isso, não se autodiagnostique. Para saber se você sofre de TDAH, é necessário buscar ajuda profissional especializada na psicologia ou na psiquiatria.
O profissional habilitado e capacitado vai fazer uma avaliação completa de como sintomas se manifestam em você, avaliando fatores como recorrência e grau de impacto.