O cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) é um procedimento amplamente reconhecido e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Consiste na avaliação simples que permite identificar se uma pessoa se encontra dentro do peso considerado ideal, abaixo ou acima desse padrão.
Para calcular o IMC, é necessário estabelecer uma relação entre a massa corporal de uma pessoa e o quadrado de sua altura. Esse resultado inclui a massa muscular, a massa de gordura e a massa óssea do indivíduo, fornecendo um valor fundamental na identificação de possíveis problemas de saúde, tais como obesidade, desnutrição e outros distúrbios relacionados ao peso corporal.
peso (kg) ÷ (altura x altura) (m)
Mas atenção: por não levar em consideração a composição corporal, o cálculo do IMC não deve ser levado como um método 100% eficaz. Por exemplo, no caso de atletas (que têm maior quantidade de massa muscular) aconselha-se usar outras técnicas, como a bioimpedância.
O cálculo pode ser realizado em casa, mas não pode ser levado como referência absoluta ou diagnóstico. A depender do resultado, é recomendado que a pessoa procure ajuda profissional médica.
Tabela IMC
- Menor que 16 - Magreza grave;
- 16 a menor que 17 - Magreza moderada;
- 17 a menor que 18,5 - Magreza leve;
- 18,5 a menor que 25 - Saudável;
- 25 a menor que 30 - Sobrepeso;
- 30 a menor que 35 - Obesidade Grau I;
- 35 a menor que 40 - Obesidade Grau II (considerada severa);
- Maior que 40 - Obesidade Grau III (considerada mórbida).
Calculadora IMC: Saiba se você está no seu peso ideal